Autarca de Sande S. Lourenço acusa antecessor

Em Sande S. Lourenço a Junta de Freguesia vive um momento algo insólito. O Presidente da Junta acusa o seu antecessor de indevidamente levantar em dois bancos dinheiro da Junta. António Macedo do PSD venceu as eleições de Dezembro, sem maioria. Na composição do executivo, o anterior Presidente, o ex-socialista Joaquim Silva beneficiou da postura do PS para ser eleito secretário. De acordo com o novo Presidente, já depois de tomar posse do cargo foi confrontado com levantamentos de dinheiro da Junta em dois bancos por parte de Joaquim Silva.
Joaquim Silva procedeu ao levantamento de cerca de 800 contos na Caixa Geral de Depósitos e no Banco Pinto e Sotto Mayor, numa atitude que poderá comportar responsabilidade criminal. Na sua própria versão, aos 800 contos subtraiu cerca de 600 de que era credor, entregando o restante, cerca de 220 contos ao novo tesoureiro. Joaquim Silva diz que era sua intenção entregar dinheiro e documentação ao novo presidente, intenção gorada pela alegada recusa de António Macedo em passar uma declaração que confirmasse o seu acto.
O Tesoureiro confirma ter recebido o dinheiro. Horácio Alves diz até que tem efectuado pagamentos sem dar conhecimento ao Presidente da Junta. Horácio Alves, entretanto demitiu-se do cargo no passado dia 14 e promete entregar dinheiro e documentos que mantém na sua posse na próxima assembleia de freguesia.
Na base de toda esta insólita situação, está o comportamento de Joaquim Silva que cessou em Dezembro último um reinado de mais de 20 anos como presidente. O anterior Presidente da Junta, responsabiliza António Macedo pela actual situação. Entretanto, o Presidente da Junta diz-se atado de pés e mãos para poder gerir a freguesia.

Marcações: Política

Imprimir Email