Oposição alertou para oportunidades de captação de investimento geradas pela pandemia

O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, mostrou-se apreensivo com a possibilidade do Município de Guimarães perder oportunidades de captação de fundos para investimentos gerados pela crise pandémica. "A Câmara de Guimarães está a aproveitar estes planos?", questionou numa intervenção feita na última reunião do Executivo vimaranense, aludindo "em matéria de mobilidade ao anúncio feito pelo Primeiro-Ministro de que o Braga seria abrangida pela rede de autocarros rápidos, com o projecto do BRT (Bus Rapid Transit) a ser contemplado no quadro comunitário PT 2030".

Referindo-se ao Programa de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo, Bruno Fernandes considerou que "é uma oportunidade para sairmos da crise", admitindo que "a seis meses do acto eleitoral, é uma discussão decisiva para sabermos quais os fundos que estão a ser captados para os investimentos".

"Depois do BRT ter sido muito discutido no âmbito dos dois concelhos, deduzimos que o mesmo não se aplicará a Guimarães. Não se vislumbra que Guimarães esteja incluída fortemente na oportunidade que a crise pandémica está a gerar. O Município tem de fazer lobby junto do Governo", disse na sua intervenção, ao salientar: "ficamos sem perceber o que Guimarães beneficiará com os planos do PT2030 e com o projecto BRT".

Durante a sessão, o Presidente da Câmara reagiu: "tudo continua a ser trabalhado. Guimarães está a trabalhar nesse objectivo. Queremos mais: não queremos só a via dedicada e o BRT, queremos a ligação à alta velocidade", indicou Domingos Bragança, ao dar conta dos estudos preliminares que estão a ser desenvolvidos para avançar para projectos específicos. "Não paramos um momento. Nunca desistimos do objectivo, haverá uma revolução no transporte", afirmou, assinalando que Guimarães já "confirmou o financiamento da Via do Avepark e o Supercomputador que ficará no Avepark".

"Momento-chave para aproveitar bolo de investimentos"

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o Vereador do PSD considerou que atravessamos "um momento decisivo para o País e para o concelho de Guimarães", podendo a retoma após a crise pandémica "representar uma oportunidade para investimentos que há muito os municípios necessitam". "Achamos que este é o momento chave para que possamos aproveitar ou não este bolo de investimento para a recuperação económica e social dos concelhos. Assistimos à apresentação por parte do Governo do Plano de Recuperação e Resiliência e a afirmações do Primeiro Ministro e de membros do governo relativamente aos investimentos que pretendem fazer e não vemos nessas referências o concelho de Guimarães", apontou Bruno Fernandes, insistindo no "exemplo de um projecto estruturante" vai ser realizado no concelho de Braga anunciado pelo Primeiro-Ministro. "Não ouvimos a fazer referência ao concelho de Guimarães e isso preocupa-nos porque já foi a discussão pública do PRR e já foi apresentado o mesmo plano. Não vemos nenhuma novidade para Guimarães e aquilo que revela é que o autarca do concelho de Braga foi mais diligente e respeitado pelo Governo do Partido Socialista do que a Câmara de Guimarães. É um investimento que há muito Guimarães está a defender e foi até em vários momentos anunciado como um projecto conjunto e quando o Governo anuncia diz que ele é apenas para o concelho de Braga. Estanhamos e o que fica claro é que provavelmente não estamos a fazer bem o trabalho de casa", sustentou o social-democrata.

No entender de Bruno Fernandes, "Braga tem uma rede de transportes públicos colectivos a funcionar há muitos anos de forma eficiente e eficaz, com 25 autocarros eléctricos ou a gás. Qual é a rede de transportes públicos que Guimarães tem? Ainda está à espera que o concurso público seja implementado. Estamos em Abril de 2021 e Guimarães nem sequer tem a sua rede de transportes públicos a funcionar conforme é uma ambição antiga. Braga já vai para uma outra geração dos transportes públicos, já está na geração das vias dedicadas para os autocarros. Nós ainda nem sequer temos os autocarros, o que faz toda a diferença no desenvolvimento de um concelho".

"Guimarães lidera este trabalho de captação de fundos"

O Presidente da Câmara lembrou que Guimarães tem dois grandes projectos com garantia de financiamento: a via do Avepark e o Centro Computação que acolherá o Supercomputador, a instalar-se no Avepark. Domingos Bragança assinalou que tem mantido contactos com o Ministro da Economia, juntamente com os líderes do Gabinete de Crise e da Transição Económica, aludindo ao plano de acção que que envolve "um conjunto de empresas que têm projectos colaborativos que podem passar pela integração num grande projecto mobilizador, que é uma novidade". "É um trabalho que está a ser muito valorizado pelo Ministério da Economia e pelo Governo. Querem replicar o que estamos a fazer em Guimarães por todo o país e nós estamos a trabalhar com as empresas de referência para um enorme investimento na economia, na indústria para captar fundos do Plano de Recuperação e Resiliência", afirmou.

No que diz respeito à mobilidade, Domingos Bragança insistiu que "continua o trabalho empenhado no projecto Metrobus, ou BRT, um autocarro rápido sobre via dedicada no concelho de Guimarães, mas também a ligação por eixo ferroviário à futura estação de alta velocidade". "Neste momento, temos um processo de entrega para estudo, de abordagem preliminar ao Professor Álvaro Costa e estamos envolvidos num trabalho conjunto com a Universidade do Minho e com o concelho de Braga", frisou, advertindo: "É um trabalho de longo curso, queremos que possa ser incluído no Plano de Recuperação e Resiliência e no novo conjunto de fundos PT 2030. Estamos a trabalhar intensamente nisto tudo". "Guimarães lidera este trabalho de captação de fundos que foi exemplar no passado e que agora continua fortemente empenhada... Eu lidero este processo com o Governo, com a Universidade do Minho, para a captação destes fundos, quer no PRR, quer no PT 2030", assumiu o Presidente da Câmara.

Marcações: reunião camarária, fundos comunitários, PRR, BRT, PT2030

Imprimir Email