Vereação de Guimarães pronuncia-se sobre plano de gestão da candidatura da Zona de Couros a património da UNESCO



O Executivo Municipal de Guimarães vai discutir e votar na reunião desta segunda-feira uma proposta sobre o plano de gestão da candidatura do Centro Histórico e Zona de Couros à lista do Património Mundial da UNESCO.

De acordo com o texto da proposta a Comissão Nacional da UNESCO considerou a proposta apresentada como sendo “sólida e de muita qualidade (…) bem desenvolvida e sustentada”, mas apontou aspectos que devem ser corrigidos e/ou adicionados.
Segundo com aquela entidade, a lacuna identificada tem a ver com a inexistência de um Plano de Gestão do Bem Património Mundial, documento que o Comité do Património Mundial aponta, desde o ano 2000, como um instrumento essencial para a gestão e salvaguarda dos bens inscritos na lista.
Deste modo, a Câmara Municipal vai deliberar sobre a abertura de um período de consulta pública, a decorrer durante o mês de Maio, para dar cumprimento ao referido requisito.
A agenda da sessão, integra uma proposta para a terceira alteração pontual do Plano Director Municipal no âmbito do Regulamento Adequado ao Regime Extraordinário de Regulação das Actividades Económicas, nas freguesias de Mesão Frio e Vila Nova de Sande
.
A agenda integra ainda uma proposta de aditamento ao protocolo tripartido sobre o Centro de Vacinação contra a Covid-19 que funciona no pavilhão Multiusos e uma outra sobre o início de procedimento para a execução da obra de requalificação da zona envolvente ao cemitério, Rua da Eirinha e via de acesso à auto-estrada, na freguesia de Serzedelo.

A reunião tem início às 10h00.


Marcações: Vereação Municipal, Centro Histórico, Zona de Couros , UNESCO

Imprimir Email