PAN de Guimarães pediu esclarecimentos sobre projectos das ecovias do Ave e do Selho

O PAN considera que os projectos das ecovias do Ave e do Selho apresentam aspectos positivos inegáveis como, por exemplo, o reforço da galeria ripícola com espécies autóctones, a disponibilização de um espaço riquíssimo do ponto de vista biológico, a melhoria da perceção da qualidade de vida da população ou a promoção do turismo verde.

Contudo e por se tratarem de ecossistemas "muito sensíveis e importantes do ponto vista ambiental", o PAN considera haver questões que devem ser asseguradas desde já. Nomeadamente, salvaguardar as consequências de uma "limpeza drástica de flora infestante" que poderá ter como consequência a abertura de uma via muito próxima da água. O PAN manifesta-se ainda preocupado com a forma "como esta alteração será compensada em termos biológicos a médio e longo prazo". Por isso aquele partido quer saber se estão previstas reservas locais da biodiversidade, e quais os sítios já identificados, onde as condições de acesso vão ser mais restritas", alertando ainda que as margens dos rios Ave e Selho "ficarão acessíveis à população, atraindo mais gente e despertando novos interesses imobiliários", sendo importante, por exemplo, "definir rapidamente quais as zonas de pesca, tipificar o tipo de parques de lazer a criar, controlar a criação de praias fluviais artificiais pelas freguesias ou definir regras de construção, que evitem novas grandes concentrações de prédios nas imediações dos rios".

Numa reunião mantida com os responsáveis do Laboratório da Paisagem, o PAN lembrou que os referidos rios, sobretudo o Selho, são ricos do ponto de vista do património construído (açudes, pontes e moinhos), a maioria do qual está abandonado e/ou em ruínas. Por isso, defende que se deve avançar para a identificação desse património, com vista a um futuro restauro dos elementos mais significativos, conservação de outros e, eventualmente, remoção daqueles que estão irremediavelmente perdidos e interferem de forma evidente com o escoamento natural das águas.


Marcações: Laboratório da Paisagem, Selho, Ecovia, AVE, PAN

Imprimir Email