Falta de Bandeiras Azuis gera discussão no executivo

O vereador do PSD Bruno Fernandes sublinhou que Guimarães continua sem qualquer Bandeira Azul no Concelho, pois não tem nenhuma praia classificada. Assim, Bruno Fernandes lamentou na última reunião do executivo esta "realidade", lembrando que "a governação socialista é do ambiente".

"Apesar de termos três rios que podiam ser valorizados com praias fluviais, não temos qualquer bandeira. Quando vemos esta governação dizer que a marca é o ambiente e ao vermos os factos que não tem nada de marcante ou algo de concreto. Guimarães, que tem em marcha o desejo de ser Capital Verde Europeia e que há oito anos definiu que o ambiente seria a sua principal prioridade, não ter uma praia classificada é a prova de que estamos muito na aparência e pouco na substância", disse o vereador do PSD, acrescentando que "nada se tem feito na valorização das margens rios e de preparação de locais que possam ser praias fluviais assim que for possível ter indicadores das águas".   

Na resposta, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, rejeitou as críticas apontadas pela oposição, frisando as distinções recebidas pelo Município nesta área e os projectos que estão em desenvolvimento. "A tentativa de desvalorizar o trabalho da Câmara e dos vimaranenses não é justo nem correcto. Todo o trabalho em curso ao longo dos anos é uma evidência e está no terreno. Têm sido várias as distinções de Guimarães, a mais recente o Prémio Nacional de Sustentabilidade no segmento de cidades de bem-estar e cidades sustentáveis", recordou.

A vereadora do Ambiente reiterou que o Município tem em curso a implementação da Ecovia do Ave e da Ecovia do Selho. "Tanto na Ecovia do Ave como na Ecovia do Selho prevê-se que sejam identificados locais onde se possam instalar praias fluviais", sublinhou Sofia Ferreira. 

Ainda em resposta a Bruno Fernandes, o Presidente da Câmara justificou que "Guimarães é um território industrial, com muitos passivos ambientais". Domingos Bragança acrescentou que há muitas freguesias que estão a trabalhar nas suas praias e na limpeza das massas de água.

Marcações: Associação Bandeira Azul da Europa, praia fluvial

Imprimir Email