Presidente da República vem a Guimarães na véspera do 24 de Junho para receber Medalha de Honra da Cidade

A sessão solene evocativa do Dia Um de Portugal deverá realizar-se, ao final da tarde, no próximo dia 23 de Junho, véspera do dia 24, feriado municipal em Guimarães para se evocar a «primeira tarde portuguesa», na Batalha de São Mamede.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião do Executivo, o Presidente da Câmara de Guimarães adiantou que o Presidente da República já manifestou a vontade em vir a Guimarães receber a Medalha de Honra da Cidade atribuída pelo Município, mas tal só poderá acontecer no dia 23. 

"O Sr. Presidente da República só pode estar connosco no dia 23. O programa está a ser redefinido e se houver alguma alteração para ele permanecer cá no dia 24, estaremos de braços abertos. Mas, o programa das comemorações do Dia Um de Portugal continuará a ser alargado, com as diversas inaugurações pelas freguesias e obras municipais, antes e depois do dia 24. Vamos continuar com este programa extenso de comemorações durante cerca de 15 dias. A cerimónia protocolar do 24 de Junho, excepcionalmente este ano por agenda do Sr. Presidente da República, será no dia 23, com a aposição das medalhas honoríficas, nomeadamente a entrega da Medalha de Honra da Cidade ao Chefe de Estado", revelou Domingos Bragança, indicando que a proposta com as distinções deste ano será apreciada e votada pela vereação na próxima reunião do Executivo.

"É uma alteração. A cerimónia do 24 de junho será ao final do dia 23", frisou o Presidente da Câmara, indicando que a presença de Marcelo Rebelo de Sousa será aproveitada pelo Município para vincar a defesa da afirmação de "importância de Guimarães na fundação da nacionalidade portuguesa".

"O facto do Sr. Presidente da República estar connosco no dia 23 é motivo de honra para todos os vimanenses", declarou Domingos Bragança, reconhecendo que gostaria de contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no dia 24 de Junho.

"Vamos tentar elevar a nossa condição de Dia Um de Portugal com a presença do Sr. Presidente da República", insistiu, ao assinalar que o Município tem envidado esforços para que esse reconhecimento tenha a dimensão nacional, em contactos mantidos com a Presidência da República, com o Governo e com a Assembleia da República.

O Presidente da Câmara apontou para 2028 como o ano simbólico para o reconhecimento do 24 de junho como feriado nacional. "Vamos ter as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede e desejo muito que, com o Sr. Presidente da República, possamos definir desde já um programa a nível nacional, que possa afirmar exactamente que o Dia Um de Portugal seja comemorado como feriado nacional, se não antes, quando a Batalha de São Mamede completar 900 anos. Será um momento histórico em que se afirma a Batalha de São Mamede, 24 de Junho de 1128, e será uma data simbólica ao fazer 900 anos em que o País reconheça pelos seus órgãos de soberania e pelo povo poprtuguês a instituição como dia um de Portugal", referiu, observando: "Não é preciso ter pressa. Não serei Presidente da Câmara nesse ano. mas ficarei orgulhoso, se no dia 24 de Junho de 2028, puder estar como ex-presidente da Câmara a comemorar o reconhecimento do Dia Um de Portugal. Vamos constituir uma equipa de trabalho para fazer tudo o que tem de ser feito para que as comemorações de 2028 fiquem na história de Portugal".

 

Marcações: reunião camarária, Presidente da República, Comemorações do 24 de Junho

Imprimir Email