Vice-Presidente do Município sobre violência no Centro Histórico: "Este problema só se resolve com policiamento"

O reforço do policiamento feito pelos agentes da PSP e a intensificação da fiscalização da área ocupada pelas esplanadas no Centro Histórico foram as garantias reiteradas pela Vice-Presidente da Câmara de Guimarães, no final da reunião do Executivo vimaranense, realizada esta quinta-feira, na sequência dos desacatos e episódios de violência registados na semana passada.

Em resposta às questões colocadas pelos jornalistas, Adelina Pinto sublinhou que a segurança dos moradores tem de ser acautelada, tendo o Município obtido a garantia do aumento do policiamento por parte dos agentes da PSP. "Não podíamos de todo permitir que a situação permanecesse sem agirmos. O Município está a fazer um esforço no sentido de manter os habitantes no Centro Histórico. Sabemos que para os manter há situações que não podem acontecer até pela faixa etária de muitos dos habitantes da Praça de São Tiago em que tivemos os problemas", começou por dizer a responsável, insistindo que foi contactada a PSP, ouvidos os comerciantes e representantes da Associação Vimaranense de Hotelaria.

"Foi feito o reforço dos meios da PSP e dos nossos serviços, na fiscalização do funcionamento das esplanadas e na verificação do cumprimento das normas de saúde pública", afirmou, ao lembrar que a Autarquia permitiu o alargamento das esplanadas com a pandemia, aumentando o seu espaço, "o que fez com que as praças ficassem muito cheias". "Está a ser analisado este, se calhar, excesso da área ocupada pelas esplanadas", acrescentou, indicando que existe a percepção de que na origem dos desacatos estão comportamentos de grupos pequenos que "são provocatórios no sentido da violência e têm de ser mitigados com o policiamento".

De acordo com a Vice-Presidente do Município, "nos grandes centros, temos um equilíbrio entre as pessoas mais violentas e o resto da população" que utiliza o espaço público. "Com a pandemia, há um grupo significativo de pessoas que sai menos e há um desequilíbrio", observou, considerando que a actual situação faz com que "mais pessoas não tão respeitadoras das normas e dos cuidados utilize os espaços públicos". "Este desequilíbrio, este problema só se resolve com policiamento...", reforçou, advertindo: "não podemos pôr em causa a segurança dos moradores! Guimarães é de uma cidade segura, essa é uma das nossas imagens. Esta situação tem de ser contida para que estes episódios não possam engrossar e aumentar, daí a necessidade de reunirmos com a PSP e de percebermos as situações que tenham de ser resolvidas através da fiscalização e do policiamento", sustentou, garantindo que os serviços "vão verificar se há o cumprimento dos lugares de esplanada atribuídos já com a situação do alargamento da área, na eventualidade de termos um excesso de lugares de esplanada, esta situação terá de recuar".

Marcações: Executivo vimaranense, Centro Histórico, desacatos

Imprimir Email