Coligação Juntos por Guimarães defende mais apoios para o desporto

A Coligação Junto por Guimarães (CJpG) reitera a necessidade de um Programa Extraordinário de Apoio ao Desporto, acompanhado de uma forte campanha de promoção da prática de desporto informal, generalizado a toda a população.

Em comunicado, CJpG diz esperar que o vereador com responsabilidades na área do desporto e Domingos Bragança ouçam as palavras do presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, sobre a quebra "muito significativa" do número de utentes nas suas instalações, e percebam que elas se aplicam ao setor em geral. 

"Os vimaranenses ficaram a saber, esta semana, pela comunicação social, que a atividade da Tempo Livre teve uma quebra muito significativa do número de utentes nas suas instalações. Ninguém ficou surpreendido com a divulgação da análise do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães (CEDG), face ao quadro em que vivemos desde março de 2020, esta é a realidade com que vivem todas as coletividades desportivas. Aquilo que não se compreende é porque é que a Autarquia, em face deste problema, ainda não desencadeou medidas de apoio", pode ler-se na nota.

A CJpG lembra ainda que, em 2020, a Tempo Livre recebeu "um reforço de 632 mil euros do Município, um acréscimo de 60% sobre o financiamento corrente da Cooperativa pela Câmara", mas que não aplicou os mesmo tipo de apoio a outras instituições desportivas. "Este aumento da comparticipação da Câmara é compreensível e justificável num quadro em que era expectável que a atividade da Tempo Livre fosse altamente deficitária. O que não se compreende é que, para as dezenas de clubes do concelho, o vereador do desporto tenha anunciado um programa de 60 mil euros, ou seja, 10% do que foi atribuído à Tempo Livre. Alguns clubes muito relevantes, como o Vitória Sport Clube, com as suas 14 modalidades amadoras e centenas de atletas de formação, não foram sequer contemplados neste programa", aponta.

A Coligação acrescenta que "está disposta a colaborar numa solução de apoio à generalidade das coletividades do concelho afetadas pela situação que vivemos".

Marcações: Desporto, Coligação Junto por Guimarães

Imprimir Email