Rui Rocha é candidato pelo PAN à Câmara de Guimarães por um concelho "mais amigo"

Rui Rocha anunciou, esta quarta-feira, a sua candidatura pelo PAN à Câmara Municipal de Guimarães, com "ideias progressistas e ambientalistas, em defesa da dignidade do ser humano e da sustentabilidade do crescimento e do desenvolvimento, assumindo claramente a nossa responsabilidade para com todos os outros seres vivos e o planeta". 

"Assumimos como bandeiras da nossa candidatura o ambiente e o bem-estar animal, o urbanismo e a mobilidade, mas sem esquecer o combate às alterações climáticas, o ordenamento do território, a educação, a inclusão e a corrupção", afirmou o candidato no Auditório da Junta de Freguesia da Costa, numa cerimónia que serviu ainda para a apresentação de Isabel Rodrigues como candidata à Assembleia Municipal.

O PAN Guimarães entende que um concelho do país que tem pretensões ao título de Capital Europeia Verde tem de ser mais exigente em termos ambientais. "As tão anunciadas Ecovias junto aos rios Ave e Selho, não garantem rios limpos e ricos em biodiversidade", disse Rui Rocha, frisando que "temos de conseguir, até a nível supramunicipal, com o envolvimento das comunidades e das associações, proteger os rios e restaurá-los para que possam, de novo, serem fonte de vida e prazer para todos". "Daí, achamos que é importante a criação da figura do protetor dos recursos hídricos, para reforçar a fiscalização". Para o PAN este é um problema complexo que tem de ser atacado em "várias frentes". 

Para o partido, e quanto à mobilidade suave, "é preciso dizer que uma ciclovia não muda o paradigma da mobilidade no concelho". "O que queremos é que seja fácil utilizar a bicicleta nas deslocações diárias. Todos os novos saneamentos das estradas deviam prever o estudo para a avaliação das soluções mais viáveis e seguras para os ciclistas", apontou.

A via do AvePark também foi abordada pelo candidato, referindo que a ser construída irá passar por "áreas sensíveis do ponto de vista ecológico, terá de vencer desníveis significativos e implicará a construção de viadutos e pontes, com um impacto ambiental e paisagístico brutal, sem que o investimento esteja devidamente justificado". Para o PAN seria "mais importante e sustentável" a construção de uma ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, defendendo que seria "pouco viável" a ideia de uma estação de alta velocidade entre Guimarães, Braga e Famalicão. 

Isabel Rodrigues, candidata à Assembleia Municipal, afirmou que "o PAN defende também uma sociedade onde todos os seres sencientes, humanos e não-humanos, possam viver em harmonia, com bem-estar e felicidade e em que a esfera de proteção moral e legal se estenda também a todos os que partilham connosco o Planeta".

Recorde-se que as eleições autárquicas decorrem no dia 26 de Setembro.

quarta, 21 julho 2021 20:29 em Política

Marcações: eleições autárquicas, Rui Rocha, PAN Guimarães

Imprimir