Aprovada abertura de procedimento concursal para obra da Escola-Hotel do IPCA em Guimarães

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade as propostas de repartição de encargos e abertura de procedimento concursal tendo em vista a execução do projecto da Escola-Hotel, na Quinta do Costeado, em Creixomil.

A obra para efeitos de concurso tem um preço base superior a 11 milhões de euros e um prazo de execução de dois anos.

Trata-se de um investimento que vai permitir instalar a Escola-Hotel que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave vai criar em Guimarães, abrangendo uma área de quase três hectares de terreno, integrando a casa senhorial existente e respectivas dependências, estendendo-se à zona envolvente, onde será erguido um novo edifício de construção sustentável, em madeira, e recuperados os jardins, num processo que estenderá a requalificação citadina até à Circular Urbana de Guimarães.

No início do ano, a equipa de arquitectos que elaborou o projecto indicou que a Casa do Costeado será reabilitada com técnicas tradicionais, respeitando a salvaguarda do património, e transformada num hotel, onde ficará também uma cozinha e restaurante.

O novo edifício surgirá nos terrenos adjacentes e destina-se à Escola de Hotelaria do IPCA, destacando-se a pretensão de ser um projecto de construção sustentável, em que predominará a madeira, honrando as técnicas tradicionais que permitiram a elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade.

Na reunião do Executivo realizada no dia 28 de julho, foram também aprovadas por unanimidade as propostas de repartição de encargos e informação para início de procedimento concursal para a criação de uma via ciclável, entre o Lugar do Reboto, em S. Martinho de Candoso, e a vila de Pevidém. Para efeitos de concurso, a obra tem um valor superior a quatro milhões de euros.

Marcações: IPCA, escola-hotel, Quinta do Costeado, Escola de Hotelaria

Imprimir Email