Candidatos do PAN de Guimarães assinaram compromisso da "transparência e integridade"

Os candidatos do PAN à Câmara Municipal, Rui Rocha, e à Assembleia Municipal de Guimarães, Isabel Rodrigues, assinaram um compromisso da organização Transparência e Integridade, comprometendo-se a combater a corrupção e pugnar pela transparência na autarquia.

“Sabemos que a adopção de medidas de combate à corrupção e aumento da transparência não têm sido levadas a sério a nível nacional e local”, afirma o candidato à Câmara de Guimarães, Rui Rocha, acrescentado, “a administração pública tem sido feita muito vezes de modo fechado, excluindo os cidadãos da participação, quer seja de modo activo ou passivo”.
O PAN relembra o episódio recente da alteração do Plano Director Municipal para "permitir a construção de uma fábrica" numa área verde, na freguesia de Urgezes.
“A Câmara propôs a alteração à Assembleia Municipal sem consultar a população que vai ser diretamente afetada pela construção desta fábrica. Esta tem sido a forma de actuar em muitas as áreas”, sublinha.

De entre as 12 medidas do compromisso constam: a criação de um código de conduta e boas práticas; a publicação de relatórios anuais do funcionamento interno da autarquia; a criação de um canal de denúncias; a publicitação, no site da Câmara, de todos os apoios públicos concedidos a empresas e entidades sem fins lucrativos; e ainda a criação de mecanismos de participação pública mais alargados.

“Precisamos de fortes medidas de combate à corrupção”, salienta o candidato, “até às Autárquicas vamos divulgar várias propostas neste sentido e estamos confiantes que também nesta área, o programa do PAN será disruptivo”.


Marcações: PAN, Rui Rocha, compromisso, Transparência e Integridade

Imprimir Email