Bandeira a meia-haste da Sociedade Martins Sarmento "em sinal de respeito e homenagem" a Jorge Sampaio

A Sociedade Martins Sarmento colocou a sua bandeira a meia-haste, "em sinal de respeito e homenagem" pela figura de Jorge Sampaio.

O antigo Presidente da República que faleceu esta sexta-feira "era sócio honorário da Sociedade Martins Sarmento, distinção que lhe foi conferida por deliberação da Assembleia Geral de 11 de Dezembro de 1999, sob proposta da Direcção".

Em comunicado, a centenária Instituição indica que como "consta da respectiva acta, o Dr. Santos Simões, então Presidente da Direcção “Aludindo primeiramente à figura do Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República, que, para além do alto cargo que exerce e que só por si justificaria a distinção, é um grande amigo de Guimarães e da Sociedade Martins Sarmento, sempre se tendo disponibilizado, desde o início do seu mandato, para ajudar a Direcção em todas e quaisquer acções de valorização e de engrandecimento da Sociedade e da cidade'.”

"Na verdade, o Dr. Jorge Sampaio esteve sempre próximo de Guimarães, a que o ligavam também laços familiares. Em 2010, foi-lhe atribuída a medalha de ouro da cidade. No âmbito cultural, salienta-se a sua intervenção permanente na “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”, tendo presidido à Fundação Cidade de Guimarães".

"Desde jovem e ao longo de toda a sua vida, o Dr. Jorge Sampaio manteve uma intensa actividade política, sempre orientada pelos valores da Liberdade, Democracia e Solidariedade que desenvolveu em múltiplos campos e instituições, incluindo o desempenho dos mais importantes cargos do Estado de que naturalmente se destaca o de Presidente da República (1996-2006). Sublinha-se ainda a sua presença e representação em organismos internacionais, nomeadamente da ONU, e iniciativas humanitárias de elevado significado e importância como a Plataforma de Apoio aos Estudantes Sírios que propunha agora alargar a Refugiados Afegãos", refere a Direcção da Sociedade que colocou a meia haste a sua bandeira, "em sinal de respeito e homenagem pela figura deste português distinto, seu sócio honorário, e apresenta à Família sentidos pêsames".

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Presidente da República, Jorge Sampaio, pesar pela morte

Imprimir Email