Iniciativa Liberal apresentou programa para «libertar Guimarães»

O Iniciativa Liberal de Guimarães apresentou o seu programa eleitoral para as eleições autárquicas do próximo dia 26. "É a primeira vez que os vimaranenses podem votar num partido liberal, um partido que existe para devolver autonomia às pessoas e à sociedade", lê-se no documento.

O IL apresenta-se com um "programa positivo" que descreve como começar a "libertar Guimarães de excessiva dependência do Município, confiando nos vimaranenses para traçar o seu futuro", com "melhores condições de vida e tornar Guimarães uma cidade mais atractiva, com oportunidades para todos, ajudando à fixação dos seus jovens".
Para o candidato do IL à Câmara, após mais de 30 anos de gestão do PS, é evidente que "o socialismo não funciona", e que os vimaranenses ganharão "liberdade individual" com a ideologia liberal em Guimarães.
"Guimarães estagnou como se pode ver pela perda de população e pelas vilas que estão transformadas em ilhas", sublinha Gil Leitão.
Em relação à habitação, área "caótica" em Guimarães, o IL defende o combate à "guetização", a alteração ao PDM por forma a "aumentar a área passível de construção" e a desburocratização dos processos de licenciamento.

No que diz respeito à economia, o IL defende a construção de uma "sociedade próspera e livre, de maior bem-estar" que deixe de ser uma "miragem". Nesse sentido, propõe a criação de uma task force para captação de investimento, reformulação do Projecto Económico de Interesse Municipal e requalificação e expansão dos parques industriais. Relativamente ao emprego, o IL salienta a necessidade de apostar na reconversão profissional e, no que toca à mobilidade, defende a aposta na via férrea. Duas redes distintas para abastecimento de água, uma tratada e outra para regas, é a proposta da IL na área do ambiente e sustentabilidade. Quanto à educação, o Partido defende o aumento da oferta de berçários e creches nas freguesias.


Marcações: Iniciativa Liberal, Gil Leitão, programa eleitoral

Imprimir Email