Programa eleitoral do BE de Guimarães destaca apoios sociais, ambiente, transportes e habitação

O Bloco de Esquerda de Guimarães apresentou o seu programa eleitoral. É um documento que elenca um conjunto de propostas que visam "devolver Guimarães às pessoas".

O programa destaca propostas sobre apoios sociais, ambiente, transportes e habitação assente no "compromisso com as suas gentes e na resposta às contrariedades e aos problemas que o poder local, ao invés de solucionar, tem vindo a perpetuar e a agravar". 

Em matéria de habitação, o programa eleitoral do Bloco de Esquerda defende "incentivos fiscais de promoção de alojamento permanente e agravamento do IMI para edifícios devolutos". São propostas que visam "travar a gentrificação no centro da Cidade", segundo o candidato à Câmara, Luís Lisboa.

Sobre trânsito e mobilidade, os bloquistas propõem a redução da velocidade na Cidade para 30 km/h e, no Centro Histórico, 10 km/h e ainda a pedonalização de algumas ruas, nomeadamente a zona nascente da Alameda de S. Dâmaso e Largo do Toural e ainda a Rua de Santo António.

No que diz respeito ao ambiente, o Bloco de Esquerda promete criar uma Entidade Municipal de Energia.

"Esta é uma entre muitas outras que visam trazer mais coesão territorial mas também para pugnar por mais justiça social e, dessa forma, ajudar os mais desfavorecidos e carenciados do Concelho", afirmou Luís Lisboa.

No seu programa, o BE defende ainda a gratuitidade dos transportes públicos de passageiros, com passes gratuitos para desempregados, menores de 23 anos, maiores de 65 e estudantes da Universidade do Minho.

Marcações: BE , eleições autárquicas, programa eleitoral, Luís Lisboa

Imprimir Email