BE quer espaços ocupados por carros substituídos por jardins

O Bloco de Esquerda de Guimarães está a assinalar o Dia Europeu sem Carros, neste dia 22 de Setembro, com uma instalação na via pública que tenta demonstrar como o espaço público poderia ser se as políticas que promovem os carros, alcatrão e betão fossem substituídas pela criação de espaços de lazer com jardins e árvores.

Na iniciativa realizada no coração da cidade, junto à Escola Secundária Francisco de Holanda, a candidatura bloquista quis alertar pelo elevado número de carros que diariamente circulam no centro urbano.

"A promoção constante de políticas que favorecem o transporte individual causa enormes constrangimentos ao nosso concelho, por um lado há a ocupação abusiva do espaço por carros que poderia ser usado pelas pessoas para fruição e convívio, por outro temos mais poluição e engarrafamentos", afirmou Luís Lisboa.

As soluções apresentadas pelo candidato à Câmara de Guimarães passam pela pedonalização das ruas no centro, construção de parques de estacionamento de periferia e promoção do transporte coletivo e da bicicleta. "Precisamos de plantar árvores, jardins e natureza e não betão, carros e alcatrão", sublinhou.

A candidata à Assembleia Municipal Sónia Ribeiro referiu ainda a necessidade de se assegurar transporte escolar exclusivo. "Com autocarros a levar as crianças e jovens às escolas era diminuído substancialmente o número de carros nas zonas escolares, aumentando também a segurança para os estudantes", salientou.

Marcações: BE , Dia sem Carros

Imprimir Email