Ricardo Costa na corrida à Concelhia de Guimarães para "construir" um PS mais forte em 2025

Ricardo Costa, ex-vereador da Câmara de Guimarães, apresentou esta sexta-feira a sua candidatura à Comissão Política do PS de Guimarães, sob o lema «Construir 2025 - Reforçar a Confiança».

Numa iniciativa que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, tendo na primeira fila o ex-Presidente da Câmara António Magalhães e o Ex-Chefe de Gabinete Vitor Oliveira, Ricardo Costa destacou a importância das próximas eleições internas na Concelhia socialista, previstas para Janeiro do próximo ano, justificando assim o momento e o propósito da sua candidatura. "2025 abrirá um novo ciclo político, que é necessário começar a preparar desde já, com a antecedência necessária para que os militantes e eleitores nele participem, formando as suas ideias e testando os seus apoios. Não me parece prematuro que o PS inicie, desde já, o trabalho que irá conduzir a uma nova vitória nas eleições autárquicas de 2025", afirmou, lembrando "o mesmo aconteceu em 2018, com igual antecedência, na apresentação da candidatura do actual presidente da concelhia às eleições internas do partido, aquando da assinatura de um compromisso político que, desde logo, indigitava como candidato às eleições municipais de 2021, o actual Presidente da Câmara".

Na apresentação da candidatura, Ricardo Costa contou com a presença de elementos da equipa de apoio à presidência e vereação no anterior mandato, como Sérgio Gonçalves, Patrícia Ferreira, Paulo Renato, assim como vários presidentes de junta, ex-presidentes de junta, candidatos socialistas das últimas autárquicas e muitos empresários.

Recordando a candidatura que protagonizou no ano passado à presidência da Federação Distrital de Braga do PS, Ricardo Costa confessou estar preparado para liderar um projecto para as eleições internas, "para envolver todos os socialistas", num "projeto para Guimarães, que permita rasgar o nosso futuro com ambição e com uma visão estratégica de competência, de trabalho e de rigor, com o compromisso pré-assumido e a intenção clara de construir uma candidatura do PS vitoriosa no Município e nas freguesias, em 2025".

"A minha experiência, a minha ligação com o mundo do trabalho, das empresas, do associativismo e também da política, a vários níveis, nomeadamente como dirigente
nacional do PS, colocam-me, sem falsas modéstias, em posição de liderar a Comissão Política do PS de Guimarães com sérias expectativas de sucesso para o presente e o
futuro do PS e do nosso concelho", disse, apelando à união dos socialistas vimaranenses. "Esta é a oportunidade e este é o momento de pensarmos e construirmos todos um PS
em Guimarães ainda mais forte, mais coeso e mobilizado. Construir e agregar são as prioridades, desde logo porque considero que as eleições autárquicas de 2025 serão de
uma grande exigência política coletiva. Terá de ser apresentado um novo candidato à presidência da Câmara, o que corresponde sempre a um desafio de afirmação de um projeto político. Terão de ser apresentados, necessariamente, novos candidatos a 15 freguesias e uniões de freguesia do nosso município", sublinhou, alertando: "na sucessão de tão notáveis e prestigiadas figuras do municipalismo vimaranense como foram António Magalhães e Domingos Bragança, terá de ser bem escolhido o socialista mais preparado para assumir em 2025 as exigentes funções de Presidente da Câmara. Da minha parte, considero que este ainda não é o tempo dessa escolha".

Na sua declaração, Ricardo Costa começou por felicitar Domingos Bragança pela vitória conseguida no Concelho nas últimas eleições autárquicas, enfatizando: "em todas as eleições em que se candidatou, e só não o poderá fazer mais por força da lei da limitação de mandatos, o nosso Presidente da Câmara recebeu nas urnas uma enorme manifestação de confiança que a história de Guimarães o registar como uma das suas figuras mais relevantes". Fez ainda uma análise aos resultados a nível distrital, em que "o PS ficou com 5 presidências e o PSD com 9, ou seja, com um número reduzido de câmaras socialistas", felicitando os autarcas.

sexta, 22 outubro 2021 20:31 em Política

Marcações: Ricardo Costa, Comissão Política do PS de Guimarães, eleições PS

Imprimir