Desnivelamento do «nó de Silvares» e aumento do trânsito automóvel discutidos na reunião do Executivo vimaranense

A oposição confrontou a maioria socialista com os constrangimentos existentes no acesso à rotunda de Silvares, depois da construção do desnivelamento da rotunda da portagem da auto-estrada.
Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo realizada na passada quinta-feira, o Vereador do PSD, Hugo Ribeiro, quis saber a evolução das diligências junto da Infraestruturas de Portugal para a criação de uma ligação directa entre a Variante de Creixomil e a EN 206, de modo a evitar a rotunda. "É uma situação que afecta muitos automobilistas que circulam naquela variante de acesso a Silvares e demais localidades daquela zona do Concelho", apontou o representante social-democrata, acrescentando: "a obra de arte é bonita do ponto de vista arquitectónico, mas é uma desgraça, uma vergonha, do ponto de vista da funcionalidade".

"Deveria ser uma prioridade" a criação de uma ligação da Variante de Creixomil à EN 206"

Volvidos oito meses da inauguração, Hugo Ribeiro recordou que o desnivelamento envolveu um investimento de 3, 5 milhões de euros, "sem se conseguir resolver o problema de mobilidade causado pelo estrangulamento''. "A fluidez do trânsito está comprometida naquele local. Posteriormente à inauguração, encontrou-se uma solução possível e foi tornada pública pelo Sr. Presidente", continuou, considerando que "deveria ser uma prioridade" a criação de uma ligação da Variante de Creixomil à EN 206", permitindo que os automobilistas que se dirigem a Famalicão não precisassem de ir à rotunda da Variante de Creixomil". "Guimarães em termos de mobilidade é uma desgraça. E se temos a possibilidade de resolver esta questão, devemos esforçar-nos por resolver no mais curto espaço de tempo", defendeu, ao sugerir "a atenuação do problema com a disponibilização de informação prévia sobre a fluidez do trânsito na Variante de Creixomil para que os automobilistas equacionassem atempadamente a utilização de vias alternativas.

Em resposta à intervenção, o Presidente da Câmara apontou a melhoria de acessibilidades com a entrada em funcionamento "da nova via existente entre a rotunda de Mouril, ligando o Reboto, em Candoso São Martinho, que será complementada com o novo acesso que será feito dali à zona da Cidade Desportiva". "É um conjunto de obras de grande qualidade, quer de arquitectura, quer de engenharia", disse. "O que está a faltar é 5% da resolução do problema", acrescentou, afirmando que "a EN 206, para quem vem da zona da Pisca, em Creixomil, não está a ser muito utilizada".
Referindo-se ao estrangulamento existente na Variante de Creixomil para quem pretende dirigir-se ao centro de Silvares, Domingos Bragança reconheceu que "nas horas de ponta, há compasso de espera" e "ninguém gosta de estar numa fila de trânsito".

"Há um aumento brutal da utilização individual do automóvel neste tempo de pós-pandemia"

O Presidente da Câmara informou que já colocou essa questão à Infraestruturas de Portugal, podendo a solução passar pela construção de um tramo entre a Variante a EN206. "Terá de ser feito um projecto. É necessária uma pequena parcela de terreno. O proprietário tem ambições legítimas diferentes daquilo que a Câmara pretende e estamos a encontrar uma situação de compromisso que não prejudique o proprietário, no sentido de que até o possa valorizar, porque se entrarmos pela via da expropriação demorará mais tempo", esclareceu Domingos Bragança.

Nas declarações prestadas aos jornalistas, o Autarca observou: "quando vou a outras cidades, vêm-me à consciência o que é Guimarães. Faço este desafio, visitem cidades da mesma dimensão de Guimarães e vejam... Guimarães está bem e pode melhorar muito. A determinadas horas, há um conjunto de estrangulamentos nas principais vias, ao longo da EN 105, na EN 101, na Avenida D. João IV".
Segundo o Presidente da Câmara,"há um aumento brutal da utilização individual do automóvel neste tempo de pós-pandemia, o que causa problemas de trânsito nas horas de ponta em todo o lado. Não é só em Guimarães. E em Guimarães parece-me que está melhor do que nas outras cidades, mas reconheço que, em termos absolutos, há ainda muito a melhorar em Guimarães... É para melhorar que estamos a trabalhar".

Marcações: reunião camarária, Desnivelamento do Nó de Silvares, aumento do trânsito

Imprimir Email