Bruno Fernandes lamentou "mau exemplo" dos acessos ao Parque da Mumadona para cidadãos com mobilidade reduzida

O problema está identificado desde que entrou em funcionamento. O Parque de Estacionamento da Mumadona não garante o acesso condigno para os cidadãos com mobilidade reduzida ou condicionada.
Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, esta segunda-feira, durante a reunião do Executivo vimaranense, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, lamentou "o mau exemplo" existente neste equipamento público do Município.

O representante social-democrata assinalou que, no passado dia 3 de dezembro, decorreram as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, aproveitando para salientar que "este dia serve para recordar temáticas, destacar os direitos e aprofundar decisões para garantir uma melhoria da qualidade de vida e inclusão de todos os cidadãos".
Sobre a mobilidade, Bruno Fernandes sustentou que "compete ao Município a eliminação das barreiras arquitectónicas que condicionam a mobilidade", exemplificando com os problemas existentes no Parque de Estacionamento da Mumadona desde a sua abertura ao público. "Fomos alertando e desafiando o Município a encontrar soluções. Em Junho de 2020, o arquitecto Seara de Sá apontou uma solução com a criação de um túnel para melhoria do acesso do Parque ao jardim envolvente ao Paço dos Duques de Bragança. Volvido ano e meio, não temos conhecimento de solução para o problema", afirmou, acrescentando: "não vamos continuar a empurrar o problema para a frente. Sendo um equipamento do Município é ainda mais gritante esta situação". "Mais do que anunciar, precisamos de saber que solução existe e se não há, dizê-lo... e ficará o parque com esta limitação", apontou Bruno Fernandes.
Na resposta, o Presidente da Câmara começou por adiantar que, no próximo mês de janeiro, terá início uma intervenção na Cidade para melhorar a mobilidade pedonal, corrigindo o pavimento em diferentes artérias, nomeadamente junto das passadeiras.
Quanto à resolução do problema no Parque de Estacionamento da Mumadona, Domingos Bragança disse que a intervenção no parque "é muito difícil", não desistindo de encontrar uma solução.
Recordado que há alguns anos esteve reunido com o arquitecto Siza Vieira no sentido de poder ser incluída no projecto a instalação de um elevador, Domingos Bragança explicou que posteriormente o estudo apresentado apontava para intervenção "que mexia em todo o parque, o que exigia avultados recursos financeiros". "Passar de solução para solução só complica. No meu entender, a instalação de um elevador resolverá o problema", defendeu durante a reunião, partilhando com a vereação a ideia de "ligar" o percurso pedonal existente no adarve da muralha com o Monte Latito.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara alertou que o projecto do Parque da Mumadona está sujeito ao direito da propriedade intelectual, alegando: "se não convencermos o Sr. arquitecto não vamos a lado nenhum".
Domingos Bragança comprometeu-se a trazer informação mais pormenorizada sobre este dossier "numa das próximas reuniões", tendo informado a vereação que, nos últimos anos, os concursos públicos lançados salvaguardam os direitos de propriedade intelectual para o Município.


Marcações: reunião camarária, Parque de Estacionamento da Mumadona, dificuldade de acessos

Imprimir Email