«A pandemia não serve de desculpa para não agir», diz Catarina Martins no comício do BE em Guimarães

"A pandemia não serve de desculpa para não agir". Foi com esta ideia que a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda participou este sábado na apresentação da lista do partido candidata pelo Círculo Eleitoral de Braga nas legislativas do próximo dia 30 de Janeiro.

No comício realizado na Escola Secundária Francisco de Holanda, Catarina Martins defendeu que "só a esquerda poderá abrir caminho para acabar com o empobrecimento" agravado pela pandemia da Covid-19, considerando que as próximas eleições vão dar início a um novo ciclo de intervenção política.

No seu discurso, Catarina Martins assinalou "o desespero de quem vê a impunidade de tantos que lucram num país em que quem trabalha tem uma vida tão dura", aproveitando para criticar o PS e o PSD, alegando que "a promiscuidade tem de acabar e a exclusividade tem de ser regra no exercício de funções públicas".

A líder bloquista insistiu que o combate à pobreza tem de ser acompanhado com o aumento dos salários. "Estamos aqui porque sabemos que neste país é possível produtividade com qualificações e com salário. É o salário que 'puxa' pela economia, como já o provamos", afirmou, considerando que a subida do salário mínimo trouxe mais emprego e mais economia. "Mas o salário mínimo é ainda tão baixo, quem vive com o SMN não sai da pobreza. E o salário médio está cada vez mais colado ao salário mínimo", continuou, garantindo que os candidatos do BE "estão com a força de quem não desiste e não se resigna".

Nas legislativas de 2019, o Bloco de Esquerda elegeu dois deputados pelo Círculo de Braga. Um patamar que serve de ponto de partida, apontou o cabeça de lista, José Maria Cardoso, ao vincar: "O nosso distrito... A esquerda que elege é a do Bloco de Esquerda!".

Preocupado com as "desigualdades profundas" existentes no contexto distrital, o cabeça de lista do BE assumiu o compromisso de "impedir que o PS tenha uma maioria absoluta, que se encoste à direita e reavive um bloco central", assim como "conter o crescimento da extrema direita".

Tal como o cabeça de lista, a candidata vimaranense Sónia Ribeiro interveio para apontar a necessidade de responder aos problemas criados pela pandemia. "Com ela, as crises que já nos assolavam continuam presentes, mesmo que mais esquecidas neste período. A emergência climática, o desemprego, a precariedade, a desvalorização dos salários, o desinvestimento do Serviço Nacional de Saúde e na escola pública", declarou, insistindo que o BE quer dar "as respostas certas para os problemas de todos".

O mandatário da candidatura, José Ribeiro, fez a apresentação dos membros da lista que já foi entregue ao Tribunal.

Marcações: Bloco de Esquerda, Catarina Martins, comício em Guimarães

Imprimir Email