Presidente da Câmara de Guimarães admite períodos de transporte gratuito

O

O Presidente da Câmara admitiu a possibilidade de, com base num estudo sustentado, a determinadas horas durante a semana e não só ao fim-de-semana, que a utilização dos transportes públicos possa vir a ser gratuita em Guimarães. Domingos Bragança falava em resposta a uma intervenção do vereador Bruno Fernandes, do PSD, dedicada ao tema dos transportes, na sequência do início da nova concessão do serviço público da responsabilidade da Guimabus.

O representante social-democrata lembrou que a Coligação Juntos por Guimarães há muitos anos defende "uma nova política para os transportes públicos" e uma "alteração de paradigma". "Desejamos que aquela que foi anunciada como a revolução dos transportes públicos seja um sucesso para Guimarães", afirmou, salvaguardando que tal "não pode impedir uma avaliação passados 13 dias do início da nova concessão''.

"Há questões que estão a correr menos bem, por falta de planeamento, por não se ter antecipado aquilo que era previsível que viesse a acontecer", frisou, exemplificando com o facto de em algumas freguesias estar a operar a Guimabus e a Transdev, obrigando as pessoas a adquirem dois passes para utilizarem os transportes públicos. "É normal que haja transição, mas não é normal que os cidadãos sejam prejudicados, só porque vivem numa determinada freguesia em que há horários em que o serviço é prestado pela Guimabus e outros a Transdev", salientou, considerando que falhou "o planeamento atempado".

Bruno Fernandes defendeu a necessidade de incentivar o uso do transporte público, propondo o transporte público gratuito para os menores de 18 anos, mais circuitos e mais horários ao fim de semana. "Devemos incentivar os vimaranenses a deixar o carro em casa, incentivar a alteração do comportamento dos cidadãos", propôs, ao alertar que nem todos os estudantes do concelho têm passe escolar por residirem na proximidade dos estabelecimentos de ensino que frequentam, insistindo na necessidade de medidas concretas de incentivo ao uso de transportes públicos. 

Na reacção, o Presidente da Câmara enalteceu o mérito da equipa envolvida no planeamento do serviço de transportes públicos concessionado à Guimabus, reconhecendo que "há ainda ajustamentos a fazer". Domingos Bragança admitiu que observa "a determinados períodos do dia há menos pessoas a usar o serviço, entre as 10h00 e as 16h00/17h00", podendo "ser feita desta fragilidade uma força", com o serviço gratuito neste período.

"Temos de estabilizar o início da concessão, isto começou no dia 1 e hoje é dia 13, é preciso articular, fazer a interoperabilidade com outras operadoras de Guimarães e da região, mas estou disponível para ver o impacto financeiro e estudar como preencher estes momentos de vazio, indo ao ponto de estudar a gratuitidade do transporte público ao sábado e ao domingo para todos, a gratuidade do transporte público até à idade de 18 anos. Temos de medir o esforço financeiro que a câmara terá de fazer, estou disponível para estudar tudo isso porque o transporte público de passageiros corresponde a um objectivo que é a descarbonização e tudo o que fizermos será bom. Mas, está tudo em aberto", assinalou, frisando que o Município está a trabalhar no sentido de resolver questões relacionadas de interoperabilidade resultante do concurso promovido pela CIM do Ave, no âmbito da sua responsabilidade como autoridade intermunicipal de transportes, cujo início da concessão está apontado para Agosto.

Marcações: transportes, gratuitos

Imprimir Email