Apelo ao voto nas eleições e defesa das "causas de Guimarães" em foco na reunião do Executivo

O compromisso com a defesa das "causas de Guimarães" e o apelo à participação dos vimaranenses nas eleições legislativas foram os dois assuntos que mereceram atenção no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo vimaranense realizada esta quinta-feira.

A sessão decorreu em formato misto, com uma parte da vereação na sala e três vereadores - Adelina Pinto, vice-presidente, Paulo Silva, vereador da cultura, e Bruno Fernandes, vereador do PSD - a assistirem e participarem por videoconferência, por se encontrarem em "confinamento".

No período antes da ordem do dia, Bruno Fernandes fez alusão às eleições do próximo domingo, considerando que "a eleição do novo Governo não deve ser ignorada, independentemente dos partidos que cada um defende". "O Governo é um dos principais aliados dos Municípios", disse, ao assinalar que o acto eleitoral "decorre num contexto muito especial", apelando aos vimaranenses para participarem. "Este órgão deve fazer esse apelo, o enquadramento pandémico coloca dificuldades na mobilidade das pessoas, mas temos de nos adaptar. Apesar das contrariedades é fundamental que os vimaranenses possam votar", afirmou.

O representante social-democrata acrescentou: "Independentemente de ganhar o partido A ou B, há uma possibilidade grande de ganhar o PS ou o PSD. Se o PSD vencer estas eleições, a nossa marca no relacionamento com as autarquias é de tratamento de igualdade, independentemente do partido que lidera os municípios. Tratamos todos por igual, no respeito institucional por quem foi eleito e a disponibilidade para defender junto de um Governo do PSD que eventualmente seja eleito aquelas que são as causas de Guimarães".

Bruno Fernandes apontou: "Não são as da Câmara maioria ou da Câmara oposição. Nas causas de Guimarães terá aqui um partido aliado junto de um eventual governo do PSD, no sentido de que os interesses de Guimarães sejam salvaguardados." "O interesse de Guimarães está acima de tudo", insistiu. "Este Governo que agora termina, relativamente ao Campus de Justiça e ao Centro de Hemodinâmica do Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães não foi totalmente diligente e não tratou destes dois assuntos como deveria ter tratado", analisou, comprometendo-se com "uma posição determinada em exigir que o Governo da nação trate Guimarães e os assuntos centrais de Guimarães de forma mais diligente e com o respeito que estes assuntos merecem".

Na resposta à intervenção de Bruno Fernandes feita por videoconferência, o Presidente da Câmara concordou: "Neste acto eleitoral todos nós devemos pugnar para que a abstenção diminua". "Faço o apelo à participação democrática no exercício deste direito de votar, porque o que está em causa é o Governo de Portugal. É uma eleição muito importante, num tempo de pandemia, de novas oportunidades com recursos financeiros proporcionados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que precisamos que o Governo corresponda à escolha dos portugueses". "Quando há uma eleição muito participada é uma força que os governos recebem. Apelo à participação dos vimaranenses para que sejamos também conquistadores nesta área, conquistadores na participação democrática", frisou Domingos Bragança.

O Presidente da Câmara aproveitou para agradecer às equipas que estão a organizar e envolvidas no processo eleitoral. "É uma equipa vasta, a todos os que fazem parte deste processo, fica o nosso reconhecimento", comentou, indicando que é um processo exigente e que requer muita dedicação.

De seguida, o Edil apontou: "Outra questão que nos une é o interesse de Guimarães". "O interesse de Guimarães está acima de tudo, nunca nos poderá dividir naquilo que for essencial. Temos de estar todos envolvidos nestas causas", afirmou, referindo-se à ligação por eixo ferroviário à futura estação da rede de alta velocidade "como uma das causas que nos une", para que Guimarães "não perca esta oportunidade". "E não perdendo Guimarães é todo o nosso quadrilátero, porque essa ligação está associada ao sistema de mobilidade urbana Guimarães - Braga e Famalicão - Barcelos e abrange todos os municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave e da Comunidade Intermunicipal do Cávado e outros municípios de outras CIM". "O Campus de Justiça está a ser trabalhado, o Centro de Hemodinâmica também é uma questão que está resolvida, mas é preciso acelerar", concluiu ao responder à intervenção do Vereador da Oposição.

Marcações: eleições, Executivo vimaranense

Imprimir Email