PS renovou maioria absoluta em Guimarães

António Magalhães foi reconduzido na presidência da Autarquia com 49,54 por cento dos votos, seguido do PSD com 30,14 por cento e da CDU com 11,53, do CDS com 2,7 por cento, o Bloco de Esquerda com 2,17 e o MRPP com 1,22 por cento da votação. No executivo municipal, tudo na mesma: os socialistas mantêm os seus seis vereadores, o PSD quatro e a CDU um.
Numa reacção aos resultados, António Magalhães sublinhou que o PS continua a ser o partido de poder em Guimarães. Derrotado deste acto elitoral saiu o candidato do PSD. Mas, Rui Victor Costa mantém a confiança no projecto político que definiu para Guimarães.
Apesar de ter falhado o objectivo traçado para as autárquicas, Salgado Almeida, da CDU, mostrou-se satisfeito com o resultado. O candidato do CDS-PP, Ricardo Gonçalves, reconheceu o mau resultado
conseguido pelo seu partido. Igualmente satisfeita com o resultado manifestou-se a candidata do Bloco de Esquerda, Luísa Santos. Já o candidato do MRPP adiantou que o resultado ficou aquém das
expectativas.

Quanto a freguesias, o PSD venceu ao PS: Caldelas, S. Torcato, Oliveira, Vermil e S. Paio, aqui em coligação com o CDS-PP; enquanto a CDU conquistou o poder ao PS em Moreira de Cónegos e Gandarela.
Relativamente às últimas autárquicas, o PS triunfou nas Assembleias de Freguesia de Corvite, Brito, Selho S. Cristóvão, Creixomil, Gonça e Leitões.

Quanto à composição da Assembleia Municipal, o PS ficará representado com 79 deputados, o PSD com 42, a CDU com 12, o CDS-PP com 2, o Bloco Esquerda com 2 e PCTP-MRPP com 1. Há ainda a assinalar a presença na Assembleia Municipal de Domingos Fernandes, um independente eleito para a presidência da Junta de Freguesia de Souto S. Salvador.

segunda, 10 outubro 2005 01:10 em Política

Marcações: Política

Imprimir