Vizela assinala hoje quatro anos de autonomia

Vizela assinala hoje quatro anos de autonomia. No dia em que se cantam vivas a uma independência, reivindicada há mais de 100 anos, os 22 mil e 600 vizelenses direccionam agora as atenções para o futuro. As ligações a Guimarães, Felgueiras e Lousada são coisas do passado, assim como as "guerrilhas" que chegaram a motivar troca de galhardetes e várias manifestações entre os habitantes locais. Em tempo de balanço, afinal são tudo rosas, sem espinhos. Francisco Ferreira começou por ser nomeado, pelo Partido Socialista, para presidir à Comissão Instaladora do Concelho de Vizela. Nas últimas autárquicas, viu o seu lugar confirmado, com uma vitória esmagadora. À frente dos destinos de Vizela, o médico e empresário tem projectos de sobra para catapultar Vizela para o mapa das cidades médias portuguesas. Numa entrevista concedida ao Guimaraesdigital.com, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela faz um balanço positivo pelas obras que tem, actualmente, no terreno e, principalmente, pelo desafio que é começar um trabalho de raíz. Como as acessibilidades são o motor de arranque de qualquer economia local, Vizela está a apostar nas infraestruturas rodoviárias, como a Circular Urbana.
Com as novas acessibilidades, o Município sonha com outros projectos. Para já, estão delineadas as construções de duas zonas industriais. Entretanto, a Câmara Municipal de Vizela adquiriu os terrenos da antiga fábrica Sedas de Vizela. No local vão nascer a nova biblioteca, um mercado municipal e uma sede para a Associação de Deficientes. O restante espaço vai ser alvo de uma intervenção paisagística, com uma zona de lazer, que servirá as habitações contíguas. A educação é também outra das apostas do novo Município. "Esperamos ver aprovada, dentro em breve, a edificação de uma nova EB 2, 3, com vista a fazer face à sobrelotação da actual".
Depois da integração formal na Associação de Municípios do Vale do Ave, Francisco Ferreira espera agora ver aprovada uma candidatura para pôr em marcha uma nova rede de água e saneamento.
No âmbito da saúde, a Câmara Municipal de Vizela espera ver adjudicado, no próximo mês, o novo Centro de Saúde da Cidade. Sem ódios de estimação, Francisco Ferreira diz manter uma boa relação com os municípios de Guimarães, Felgueiras e Lousada. No dia em que se assinala o 4º aniversário de elevação de Vizela a Concelho, o porgrama comemorativo contempla um leque de inaugurações, designadamente do ringue desportivo da Escola EB 1 da Boavista, um centro de dia e uma capela mortuária. A sessão solene que assinala a data está marcada para as 12 horas e contará com a presença de várias individualidades. O programa termina com a actuação da Banda Sinfónica da PSP.

Marcações: Política

Imprimir Email