Cinco escolas primárias vão encerrar no próximo ano lectivo

Cinco escolas do ensino básico deverão encerrar no próximo ano lectivo, no concelho de Guimarães, por decisão do Ministério da Educação. São elas: as EB1 de Gominhães, Casquinho, na freguesia de Silvares, Paraíso, em S. Jorge de Selho, Calvário, em Serzedelo, e Ermida, em Ronfe.
Na reunião do executivo municipal, o Presidente da Câmara revelou que a Autarquia já foi informada dessa intenção do Ministério da Educação. António Magalhães justificou que para além da gestão de recursos, há questões de natureza pedagógica, na base da decisão.
António Magalhães fez ainda questão de esclarecer que o próximo quadro comunitário prevê comparticipações financeiras para as escolas que cumpram requisitos, como por exemplo, o número de estudantes que servem.
Da agenda de trabalhos, referência para a retirada da proposta dos juízes sociais. À apreciação da Câmara foi submetida uma lista de 26 nomes, representativos de diversas entidades, nomeadamente agrupamentos de escolas e associações. Mas, o PSD alertou para a possibilidade de algumas pessoas mencionadas não poderem exercer essas funções.
A reunião marcou a estreia de Luísa Oliveira, na vereação social-democrata, em substituição de Carlos Vasconcelos que suspendeu o mandato por 45 dias. Para Luísa Oliveira é o regresso à actividade política. Neste órgão estão representadas agora duas mulheres, Luísa Oliveira, do PSD, e Francisca Abreu, do PS.

quinta, 26 janeiro 2006 17:56 em Política

Marcações: Política

Imprimir