Vereadores discutiram pretensão de Moreira de Cónegos

A pretensão manifestada por um grupo de cidadãos de Moreira de Cónegos sobre a eventual realização de um referendo na vila para auscultar a população sobre a inclusão no concelho de Vizela. Foi o assunto mais discutido na reunião de hoje do executivo municipal. No dia em que foi aprovada por unanimidade a geminação de Guimarães com a cidade francesa de Compiégne, a vereação do PSD disse que a
Câmara precisa de se geminar com as freguesias e apontou o caso de Moreira de Cónegos.

Rui Victor Costa lamenta que volvidos tantos anos desde a criação do município de Vizela, os habitantes de Moreira tenham que se dirigir a uma repartição de finanças em Guimarães, porque aquela que os servia anteriormente foi extinta. Alguns moradores de Moreira têm ainda, segundo o vereador, que desenvolsar 9 euros para obterem um novo cartão, enquanto os vizelenses não tiveram este encargo.
O PSD lembrou que o seu programa eleitoral contemplava a descentralização dos serviços, criando uma nova centralidade no eixo Moreira de Cónegos-Lordelo.

O Vereador da CDU manifestou outras preocupações sobre a questão. A resolução do problema das acessibilidades é para Salgado de Almeida é fundamental para a aproximação dos habitantes da vila à Cidade.

Depois de ouvir estas razões, o Presidente da Câmara disse que está de consciência tranquila e reiterou que não está preocupado com a pretensão do grupo de cidadãos de Moreira de Cónegos sobre a inclusão no concelho de Vizela.

O assunto "Moreira de Cónegos " esteve hoje em análise no executivo municipal. A vereação votou por unanimidade uma proposta para geminação com a cidade francesa de Compiégne.
Por unanimidade foi aprovada também uma proposta para a adesão do Município de Guimarães à Energie-Cités, que agrupa cidades europeias
dispostas a ter poderes reforçados na área da energia.


quinta, 23 fevereiro 2006 13:39 em Política

Marcações: Política

Imprimir