Luísa Oliveira defende investimentos na economia social

Para a Vereadora do PSD, Luísa Oliveira, a Câmara de Guimarães deveria investir mais no sector da economia social para gerar emprego, em parceria com outras entidades, à semelhança do que acontece em outras localidades do País. No entender da representante social-democrata, importa dedicar "uma atenção especial à formação". "Temos desperdiçado muito dinheiro em formação que é inconsequente, porque as pessoas fazem formação porque são obrigados sob pena de perderem o subsídio de desemprego, e ficam numa situação vulnerável", justificou Luísa Oliveira, argumentando que, muitas vezes, "essa formação não oferece qualquer tipo de integração profissional".
Referindo-se à aposta na vertente da criação do próprio emprego, a representante do PSD considerou que se está a "induzir em erro pessoas que não têm perfil para a gestão do seu próprio negócio, criando-se expectativas e logo de seguida uma situação de frustração porque não conseguem enquadrar-se no mercado de trabalho".
Perante o cenário que afecta o Concelho onde existem muitos desempregados de longa duração, Luísa Oliveira realçou a importância de criar uma rede de serviços de proximidade capaz de absorver franjas da população que não encontram trabalho noutros sectores. Para
tal, é necessário um planeamento rigoroso, mobilizando "as pessoas para recorrerem a linhas de financiamento para resolver situações como o transporte escolar ou a assistência na infância e na terceira idade, porque o sector social pode ser lucrativo.
Para a Vereadora do PSD, a Câmara tem que agarrar as oportunidades, "mobilizar os diferentes actores e fazer um planeamento rigoroso que o pode fazer no âmbito da rede social".

terça, 07 março 2006 17:45 em Política

Marcações: Política

Imprimir