Programa «Largo do Toural» festeja 13º aniversário da classificação do Centro Histórico com o título de Património Cultural da Humanidade

O programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago, associa-se este sábado às comemorações do 13º aniversário da distinção da UNESCO que inscreveu na lista de Património Cultural da Humanidade o Centro Histórico de Guimarães. Eram 15H50, do dia 13 de Dezembro de 2001, quando em Hensílquia, capital da Finlândia, o Comité da UNESCO anunciou a aprovação da candidatura de Guimarães para Património Cultural da Humanidade.

Nesta edição, ouvimos alguns vimaranenses que não escondem o orgulho que a distinção continua a despertar. O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reconhece que o galardão é uma das marcas de Guimarães, destino turístico e cultural que se fortaleceu desde 2001.

A criação do Gabinete Técnico Local foi fundamental para a conquista do título da UNESCO. O GTL foi criado em 1985, instalando-se numa casa da Rua Egas Moniz, comprada pela Câmara, cuja recuperação foi distinguida com o Prémio Europa Nostra. Seguiram-se outros prémios, nomeadamente o prémio Nacional de Arquitectura em 1993 e o prémio da Real Fundacion de Toledo.
Em 1994, surgiu a ideia do Centro Histórico se candidatar a Património Cultural da Humanidade. Em 1997, a candidatura foi integrada na lista indicativa, tendo sido formalizada a candidatura definitiva em 2000. 

A acompanhar o processo de reabilitação do Centro Histórico esteve a criação da Muralha - Associação de Defesa do Património de Guimarães. Durante o programa, Rui Vitor Costa, Presidente da Direcção da Instituição, indicou que a génese da Muralha quase se confunde com a decisão de investir num modelo de desenvolvimento assente na requalificação urbana.

 

Marcações: Rádio Santiago

Imprimir Email