António Xavier entrevistado no programa Largo do Toural

António Xavier é o convidado deste sábado do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.

António Xavier vai receber no próximo dia 24 de Junho a Medalha de Honra da Cidade. Empresário e político, integrou a primeira Assembleia Municipal da Democracia, eleita em 1976 e, em 1979, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

No ano seguinte, 1980, passou a presidir à Mesa da Assembleia Geral do Vitória, retomando uma tradição anterior em que o referido cargo era exercido pelos Presidentes da Câmara Municipal, tendo desempenhado essas funções até 1994.

No primeiro mandato, de 1980 a 1982, merece relevância a aquisição do terreno para o atual quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e o início da sua construção, a inauguração dos quartéis da GNR na cidade, na vila das Taipas e o edifício dos CTT, a aquisição dos terrenos junto à Avenida de Londres, proporcionando o loteamento municipal então designado por «Urbanização dos Pombais».

Em 1982, disputou as eleições municipais, mas, não tendo suscitado a escolha maioritária dos vimaranenses, renunciou ao lugar de vereador para regressar com nova candidatura nas eleições de 1985, que voltou a vencer, iniciando um segundo mandato, entre 1986 e 1989, na presidência da Câmara. Neste período, o Estádio Municipal recebeu importantes beneficiações como a construção da bancada do topo norte e a sua eletrificação, possibilitando a realização de jogos noturnos, uma pretensão com 20 anos.
 
Entre outras obras, foi adquirida a denominada «Casa Carneiro» para a instalação da Biblioteca Municipal Raul Brandão, foi instalado o Gabinete Técnico Local e iniciadas as intervenções de requalificação do espaço público no Centro Histórico. Em 1990, renunciou ao lugar de Vereador Municipal e, após mais um curto mandato como deputado municipal, cessou uma intensa atividade autárquica desenvolvida ao longo de cerca de vinte anos.

Ligado ao movimento associativo, o Município de Guimarães atribuiu-lhe em 2003 a Medalha de Mérito Social em Ouro, permanecendo ligado a diversas instituições como A Oficina, Fraterna, Turipenha, Lar de Santo António, Infantário Nuno Simões ou Assembleia de Guimarães.

 

Marcações: Rádio Santiago

Imprimir Email