Reunião descentralizada do Executivo vimaranense em Urgezes no programa Largo do Toural

 

 O programa Largo do Toural, emitido este sábado pela da Rádio Santiago é dedicado à reunião descentralizada do Executivo vimaranense, realizada na passada quinta-feira, na sede da Junta de Freguesia de Urgezes.

A melhoria das acessibilidades à zona Sul do Concelho de Guimarães animaram o período antes da ordem do dia, com intervenções do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e do Vereador Bruno Fernandes, do PSD.
A vereação vimaranense aprovou por unanimidade uma proposta de protocolo de cooperação a celebrar entre o Município e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) para a construção de um novo tribunal. A Câmara de Guimarães vai ceder ao Ministério da Justiça os terrenos necessários à edificação, disponibilizando dois lotes de terreno, localizados no Lugar do Outeiro, na freguesia de Mesão Frio, junto às instalações da Academia de Ginástica.

Na mesma reunião, os vereadores Municipais discutiram e votaram a proposta de normas da edição deste ano do Orçamento Participativo, os apoios financeiros para este ano das festas de interesse concelhio, no montante de 149 mil euros.

A maioria socialista aprovou também o Projeto de Regulamento de Projetos Económicos de Interesse Municipal. A proposta mereceu a abstenção do PSD e do CDS-PP.

Outro assunto que prendeu a atenção da vereação foi a atribuição de subsídios às associações desportivas do Concelho, no âmbito do respectivo regulamento, num total de 316 mil euros para apoio à construção e requalificação de instalações desportivas, 389 mil euros para apoio à formação desportiva e 50 mil e 500 euros para a realização de eventos desportivos.

A proposta contempla também o apoio ao Clube Operário de Campelos para a construção de um novo relvado sintético, no valor de 200 mil euros, que implicará a disponibilização de uma verba anual de 50 mil euros durante 4 anos.
A proposta foi aprovada por unanimidade. Mas, no final da reunião descentralizada, realizada em Urgezes, o Presidente do CART, Lima Pereira, fez uma intervenção em que apontou o que classificou como diferença de tratamento dado pelo Município às diferentes colectividades concelhias.

Na reacção, o Presidente da Câmara realçou que o Concelho tem um grande dinamismo desportivo. Domingos Bragança indicou que as aspirações do CART são partilhadas por outras colectividades.

Pode conferir a reportagem completa emitida no programa Largo do Toural, da Rádio Santiago, aqui:

 

 

 

 

sexta, 01 março 2019 17:52 em Rádio Santiago

Marcações: Desporto, Câmara Municipal de Guimarães, Vereação Municipal, Urgezes, reunião camarária, Orçamento Participativo, Tribunal, reunião descentralizada, Ministério da Justiça

Imprimir