Parque de Camões, atribuição das medalhas honoríficas, subsídios para IPSS e freguesias em destaque no programa «Largo do Toural»

Na edição deste sábado do programa Largo do Toural, da Rádio Santiago, a reunião do Executivo vimaranense realizada na passada quinta-feira esteve em análise, com destaque para os preparativos para a abertura e entrada em funcionamento do Parque de Estacionamento de Camões, durante a apreciação da proposta de regulamento que foi aprovada por unanimidade.

A vereação municipal também aprovou, em voto secreto, por unanimidade, a proposta de atribuição de medalhas honoríficas Municipais. A proposta contempla a atribuição da Medalha de Honra a Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Medalhas de Mérito Municipal a Alexandra Gesta, Francisca Abreu, Isabel Fernandes e Carlos Poças Falcão. Cada um dos nomes mereceu o voto secreto, sendo todos eles favoráveis.

As condecorações honoríficas serão atribuídas na cerimónia do 24 de Junho. Nesse dia será inaugurado o novo edifício da escola EB 2, 3 de Caldas das Taipas.

Durante a sessão, foram aprovadas propostas relacionadas com a transferência de competências para o Município, ficando assumida a gestão do património imobiliário público sem utilização, com a atribuição de subsídios a Instituições de Solidariedade Social do Concelho, no valor global de um milhão 716 mil euros, e contratos interadministrativos de delegação de competências nas freguesias.

No período antes da ordem do dia, Bruno Fernandes manifestou-se preocupado com as descargas poluentes que têm contaminado o rio Ave, referindo-se ao caso que esta semana ocorreu em Brito tem origem num colector da Águas do Norte. O representante social-democrata lembrou o propósito assumido de recandidatar Guimarães a Capital Verde Europeia, lamentando que o último episódio tenha tido como protagonista “um organismo público, a Águas do Norte”.

Na resposta, o Presidente do Município assinalou que a Águas do Norte está a elaborar um plano de intervenção para resolver um conjunto de problemas que estão identificamos no sistema de despoluição da bacia do Ave.

A próxima reunião será descentralizada e vai realizar-se no dia 13 deste mês na freguesia de Fermentões.

Pode ouvir o programa AQUI.

 

sexta, 31 maio 2019 17:32 em Rádio Santiago

Marcações: Rádio Santiago, reunião camarária, Parque de Estacionamento de Camões, Comemorações do 24 de Junho

Imprimir