Director-Geral da Tecminho, Filipe Soutinho, em entrevista ao programa «Largo do Toural»

A TecMinho, interface que liga a Universidade do Minho ao tecido empresarial está a assinalar 30 anos de existência. Nesta edição do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago, o nosso convidado é o Director-Geral da Tecminho, Filipe Soutinho.

Pode ouvir a entrevista na íntegra AQUI.

Criada em 1990 pela UMinho e pela Associação de Municípios do Vale de Ave, a TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento é das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento no país. Presente em Guimarães e Braga, já preparou 325 patentes e apoiou mais de 725 tecnologias e 125 start-ups. Foi ainda responsável pelo suporte da criação de 45 spin-offs da UMinho e pelo suporte de mais de 500 contratos de projetos I&DI com o meio empresarial. 

Esta instituição tem ganho vários prémios: “European Enterprise Award”, pelo Programa de Spin-offs da UMinho e pelo IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio, atribuídos pela Comissão Europeia e pelo IAPMEI; “Proton Europe Award”, pelo Melhor Plano de Valorização do Conhecimento, atribuído pela associação Proton Europe; “Fomento do Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior”, atribuído pela COTEC; e “Distinção +e+i”, atribuída pelo Governo.

A aproximação entre cientistas e empreendedores, empresários e investidores é apenas uma face do trabalho da TecMinho. Esta interface do ciclo de inovação é um ativo fulcral ao serviço da região e do país. Apoia de forma direta a inserção e ascensão das empresas nacionais em cadeias de valor globais e na competitividade externa da economia, através de atividades de I&D, valorização e transferência de tecnologia, difusão e demonstração, vigilância tecnológica, formação especializada e empreendedorismo.

 

sexta, 24 julho 2020 16:57 em Rádio Santiago

Marcações: Programa «Largo do Toural» , tecminho

Imprimir