Programa «Largo do Toural»: A relação com a montanha da Penha do arquitecto Noé Diniz

O arquitecto Noé Diniz assume uma ligação íntima à Penha, alicerçada numa relação profissional de três décadas.

O autor do Plano de Desenvolvimento da Penha foi o convidado deste sábado do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.

Durante a entrevista, o conceituado arquitecto recorda o seu envolvimento na instalação do teleférico - foi autor dos projectos das duas estações -, partilhando a sua visão sobre os aspectos que considera fundamentais para a valorização do espaço singular - "uma coroa verde que cerca a cidade", cuja silhueta é visível em todo o concelho.

Noé Diniz assumiu a dificuldade em intervir no território que está classificado como zona florestal, revelando que espera ver executado o projecto de requalificação do hotel. "É uma peça fundamental. O projecto está realizado, está em apreciação da Câmara de Guimarães e é o que falta fazer para levar a Penha até à sua antiga dignidade", afirmou, mostrando a sua incompreensão pela actual classificação daquela área em função da organização espacial e dos equipamentos ali existentes. "O objectivo da Irmandade é que a Penha seja considerada um espaço de paisagem natural, com qualidade ambiental que lhe confira um estatuto diferente do actual - uma zona florestal - que tem trazido graves problemas, porque a intervenção na Penha é muito complicada neste momento. Qualquer coisa que se queira fazer na Penha está ao abrigo dessa legislação que é absolutamente draconiana. Tudo está com risco de incêndio, embora a Penha não o tenha", aponta, durante a entrevista.

Pode ouvir a entrevista na íntegra AQUI: 

Marcações: Programa «Largo do Toural» , Noé Diniz

Imprimir Email