Hospital de Guimarães no top 10 da investigação em saúde



A Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou o seu relatório, relativo ao ano 2016, com a lista de instituições hospitalares com mais investimento em actividades de Investigação e Desenvolvimento.
De acordo com o documento, o Hospital de Guimarães mantém-se como uma das instituições de saúde do País com maior investimento, actividade e resultados nesta área.
Com efeito, o Hospital da Senhora da Oliveira surge em 10º lugar do país, com um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros em 2016, logo a seguir aos grandes hospitais centrais e aos institutos de oncologia.
Nesta área, o desenvolvimento tem sido exponencial. Os dados mais recentes do Hospital, referentes ao ano 2017, mostram um total de 37 ensaios e/ou estudos clínicos realizados, com especial destaque nas áreas de Gastrenterologia, Neurologia e Pneumologia. Quanto a publicações de artigos científicos, o Hospital realizou um total de 51 no ano 2017, em revistas científicas altamente prestigiadas de âmbito nacional e internacional.
Actualmente tem cerca de 30 investigadores activos, sem contar com diretores de serviço, a desenvolver ensaios clínicos e/ou coordenação de estudos académicos. O Hospital encara a investigação como essencial para o seu desenvolvimento, quer pela actualização e formação dos seus profissionais, quer pelo prestígio técnico e científico associado.


Marcações: Hospital de Guimarães, Investigação

Imprimir Email