Cancro da próstata atinge mais de 30 por cento dos homens

Mais de 30% dos homens portugueses com idade superior a 50 anos têm cancro da próstata. Aos 80 anos a taxa sobe para 70 a 80% dos homens. Os números são revelados por Manuel Mendes Silva. Em entrevista ao Guimaraesdigital.com, o urologista português confirma que o cancro da próstata está a aumentar. Por isso, as consultas de rotina são sempre o melhor caminho para prevenir a doença.
Em Guimarães, não há dados exactos, mas estima-se que o número de casos acompanhe a tendência nacional.
Nos homens, o cancro da próstata é o segundo em prevalência, logo a seguir ao do pulmão, e o terceiro no que se refere à mortalidade . Por exemplo, em 1995 registaram-se em Portugal mil 500 óbitos por cancro da próstata. O aumento do número de casos da doença fica a dever-se a vários factores, como o hereditário.
No que diz respeito à incontinência urinária, em Portugal estima-se existirem 500 a 600 mil pessoas com este problema. Uma em cada três pessoas com mais de 65 anos podem manifestar incontinência urinária, sendo que o número de mulheres representa o dobro do dos homens. Entre 300 a 400 mil homens sofrem de disfunção eréctil. O problema afecta cerca de 10% dos homens, com prevalências crescentes nas idades mais avançadas.

Marcações: Saúde

Imprimir Email