HSO unidade de referência para triagem de casos de pneumonia atípica

O Hospital Senhora da Oliveira em Guimarães vai dispôr de uma unidade de triagem e internamento para fazer face a casos suspeitos da Síndroma Respiratória Aguda (SRA). A medida foi decretada pela Direcção Geral de Saúde que estabeleceu uma rede de referência hospitalar segundo uma circular divulgada esta quarta-feira.
Esta rede de triagem considera dois cenários possíveis. No primeiro, existe uma prevalência de 13 casos que necessitem de internamento em
simultâneo. Para acudir a este tipo de situação, existem vários hospitais de triagem: Guimarães, Braga, Matosinhos, Vila Real, São João, Santa Maria da Feira, Leiria, Viseu, Universidade de Coimbra, Santa Maria, São Francisco Xavier, Pulido Valente, Almada, Setúbal, Curry Cabral e Faro.
O segundo cenário é para os casos em que se registem mais de 13 casos.
Este conta com todos os hospitais referidos na «Rede de Referenciação Hospitalar de Infecciologia» para a realização da triagem, sendo que os mesmos estão espalhados por todo o país.
Quanto às situações que envolvam as crianças, a DGS indica que os hospitais definidos são: Universidade de Coimbra, São João e Dona Estefânia.

Marcações: Saúde

Imprimir Email