Hospital de Guimarães anuncia 35 horas semanais de trabalho para enfermeiros

A Administração do Hospital da Senhora da Oliveira reagiu em comunicado à greve dos enfermeiros.

No documento salienta-se a contratação no ultimo ano de 110 enfermeiros e este mês recebeu autorização para contratar mais 57 que permitirão implementar um novo regulamento de horários, assim como a aplicação integral das 35 horas semanais de trabalho nos casos de enfermeiros em funções públicas.

O comunicado acrescenta que a maior parte das reivindicações comunicadas pelo Sindicato para esta greve enquadram-se no âmbito nacional, não sendo situações na esfera de competência do Hospital de Guimarães.

No mesmo documento, é realçado que, face à evolução da prática clínica e procurando os melhores resultados no tratamento dos doentes, o Hospital de Guimarães tem apelado a que sejam revistos os critérios de determinação dos serviços mínimos de forma a reduzir o impacto na saúde dos doentes, nomeadamente para que inclua todas as cirurgias oncológicas, os tratamentos em hospital de dia, bem como todos os tratamentos de ambulatório no Serviço de Oncologia. Acrescenta que, estatisticamente e em média, se verifica um acréscimo de 15% na taxa de mortalidade no internamento nos dias de greve.

Não tendo obtido ainda a concordância do Sindicato para esta revisão dos serviços mínimos, a Administração do Hospital apela para que em greves futuras seja acordada a referida revisão.

 


terça, 23 agosto 2016 13:16 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir