Hospital de Guimarães vai reforçar internamento com 26 novas camas

O Hospital de Guimarães vai reforçar a capacidade de internamento com 26 camas que ficarão disponíveis já no mês de Janeiro.

Em comunicado, a unidade hospitalar sustenta que "no ano 2016 os números de acesso de cidadãos ao Hospital de Guimarães demonstram que, para a mesma capacidade instalada, tem existido uma maior pressão sobre o internamento, sobretudo por conta de internamentos de cariz médico, com entrada de doentes via serviço de urgência".

No âmbito do «Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas - Inverno», o Hospital implementou várias medidas para enfrentar a maior procura dos seus serviços, que se presume ainda aumentar nesta época de frio e gripe. 

O reforço do parque de macas disponível no Serviço de Urgência, a activação de uma cama adicional na UCIP (aquisição de ventilador), a contratação externa de cerca de 75 camas supletivas, com entidades de saúde da região, para uso eventual caso seja necessário colocar doentes agudos ou doentes com alta clínica a aguardar resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, reforço do funcionamento da Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (alargamento de horário nos dias úteis e funcionamento aos fins de semana) para facilitar as altas hospitalares, garantindo o apoio posterior ao doente e família.

A acrescer a estas medidas, o Hospital decidiu ainda reforçar a sua capacidade própria de internamento em 26 camas através da criação de uma nova área, construída de raiz. Esta nova área será construída junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação e estará activa já durante o próximo mês de Janeiro 2017. Com este aumento, procura-se também reduzir a necessidade de recurso a camas supletivas contratadas ao exterior e garantir melhores condições para os doentes.

O Hospital recomenda aos cidadãos que, caso se sintam doentes, devem ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), que funciona 24 horas por dia, em vez de se dirigirem ao serviço de urgência do Hospital. 

Se forem encaminhados para um serviço de urgência pela linha serão atendidos mais rapidamente. Em alternativa a esta linha devem contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde que está habilitado para os atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do Hospital.

 

quinta, 22 dezembro 2016 12:19 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir