Nova VMER chega esta quinta-feira ao Hospital Senhora da Oliveira

A nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) chega ao Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, esta quinta-feira, por volta das 12h00.

A nova VMER foi entregue pelo INEM ao Hospital no passado dia 22 de Novembro, numa cerimónia ocorrida no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora. Tendo, entretanto, sido preparada para o transporte até ao Hospital. Esta nova viatura trará melhores condições para a assistência rápida aos cidadãos da região, estando devidamente apetrechada com todos os equipamentos necessários.

É uma viatura de intervenção pré-hospitalar, operada por uma equipa de médicos e enfermeiros com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo INEM. Destina-se ao transporte rápido de uma equipa ao local onde se encontra o doente. Esta equipa é constituída por médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico, presta socorro no local de ocorrência e, caso se justifique, o transporte assistido das vítimas para o hospital. A viatura apenas é acionada em situações cujos critérios assim o justifiquem, atuando na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU –, ou seja, é o CODU que define se há ou não necessidade da equipa se dirigir para o local da ocorrência. Por ser assim, a VMER é ativada através do número europeu de socorro – 112.

Esta nova viatura vem substituir a que ainda está no activo. Em Guimarães, a VMER iniciou atividade a 03 de Novembro de 2003. Até ao momento, a VMER tem contabilizadas 23 mil 617 ocorrências, tendo prestado assistência a um total de 26 mil 786 vítimas. Tem um quadro de 20 médicos e 20 enfermeiros e uma taxa de operacionalidade, nos 14 anos de existência, de 100%, sem nunca ter ficado um único turno inoperacional por falta de tripulação Médico/Enfermeiro.

A sua zona de actuação assenta predominantemente sobre a área de influência direta do HSOG: Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto. No entanto, opera ainda em áreas limítrofes: Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto.

quinta, 07 dezembro 2017 08:53 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir