Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Segundo os dados da Comissão Distrial de Luta contra a Sida, no distrito de Braga o número de casos notificados com SIDA duplicou nos últimos cinco anos. Segundo aquela Comissão, no nosso distrito até ao passado mês de Junho, deste ano, registaram-se 119 mortos devido à doença e 419 pessoas vivem infectadas.
Braga é o concelho do distrito que mais pessoas tem infectadas com Sida, tendo sido identificados 70 casos. Segue-se o concelho de Guimarães com 18 casos e Barcelos com 12.
Ouvido pelo guimaraesdigital.com, o Presidente da Associação Brilhar, localizada na cidade de Braga afirma que a falta de investimento do estado poderá fazer com que o ano 2004 seja muito negro na Luta Contra a Sida.
Segundo o Presidente da Associação Brilhar, o número de casos notificados com SIDA fica aquém da realidade. Por essa razão, João Villas defende que o teste da SIDA deveria ser obrigatório.
João Villas-Boas reconhe que é necessária uma mudança de comportamento por parte da população, já que actualmente o portador da SIDA ainda é discriminado.

Marcações: Saúde

Imprimir Email