Hospital de Guimarães reconhecido pelo seu empenho na redução de infecções hospitalares

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Saúde, Alberto Campos Fernandes, uma placa alusiva ao reconhecimento do seu empenho e mérito no «Desafio Gulbenkian – Stop Infeção Hospitalar».
O Hospital atingiu os objectivos de redução das taxas de infecção hospitalar preconizadas por este Programa. O empenho dos colaboradores do Hospital permitiu alcançar, em vários casos mesmo ultrapassar largamente, as metas preconizadas pelo programa. O objetivo inicial era reduzir em 50% vários tipos de infeções hospitalares.

No Hospital de Guimarães constatou-se uma redução superior a 50% das taxas de infecção da corrente sanguínea, relacionada com cateter vascular central, de pneumonia associada a intubação, de infecção do local cirúrgico no doente submetido a cirurgia do cólon e reto, a cirurgia com implante de prótese da anca e joelho e de infecção do trato urinário associada a cateter vesical. Foi ainda conseguida uma redução do índice de exposição aos dispositivos invasivos.

quarta, 09 maio 2018 10:55 em Saúde

Marcações: hospital prémio, infecções

Imprimir