Guimarães vai ser "capital" da ciência cardiovascular

Guimarães vai receber o Congresso Internacional da Artery Society de 18 a 20 de Outubro, juntando no Centro Cultural Vila Flor duas dezenas de preletores estrangeiros.

Trata-se de um congresso que juntará 300 a 400 médicos e cientistas de todo o Mundo, para participarem num conjunto de conferências, debates, apresentações técnicas e discussão de trabalhos científicos.

Pedro Guimarães Cunha, da comissão organizadora Artery Society (Association for Research into Arterial Structure and Physiology), referiu que a iniciativa estava a ser preparada há dois anos, sendo a primeira vez que se realiza na Península Ibérica.  

A 18ª reunião da Artery Society será centrada em aspectos da estrutura e função arterial e suas repercussões em saúde pública, nomeadamente na doença cardiovascular, primeira causa de morte em Portugal e no Mundo.

"Este será um congresso com muitas inovações na abordagem dos cidadãos que não têm noção de que poderão estar em risco de desenvolver doença cardio e cérebro-vascular. Estas novas metodologias serão, sem dúvida, umas das mais valias, identificando novos marcadores que poderão ser utilizados de uma forma simples na prática clínica", explicou Pedro Guimarães Cunha, acrescentado o foco do congresso também na prevenção  

O responsável pela organização destacou ainda dois simpósios satélites que vão decorrer ao longo do congresso. O primeiro simpósio satélite juntará oito comunidades científicas mundiais composta por 45 peritos da área, que traçará um "conjunto de estratégias comuns para debelar estes problemas que nos afectam e transpor para a prática clínica um conjunto de evidências científicas que temos vindo a acumular durante os anos.

No último dia do congresso vai realizar-se um simpósio satélite que junta 16 centros clínicos ibéricos que formam a rede ibérica de estrutura arterial e neurocognição. "Juntámos a experiência clínica com o saber universitário para poder promover trabalhos conjuntos de investigação e estratégias de implementação de saúde pública e cuidados na Península Ibérica", disse.  

O presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, Henrique Capelas, destacou o Hospital como centro de excelência na cardiovascular.

Já a vice-presidente do município, Adelina Paula Pinto sublinhou que Guimarães tem um papel facilitador nestes eventos.

terça, 09 outubro 2018 12:48 em Saúde

Marcações: Saúde, Centro Cultural Vila Flor, Congresso Internacional da Artery Society

Imprimir