Hospital de Guimarães assinala Dia Mundial da Saúde Mental

O Hospital da Senhora da Oliveira comemora esta quarta-feira o Dia Mundial da Saúde Mental. A efeméride vai ser assinalada pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Guimarães com a realização de um debate aberto à comunidade sobre o tema «Os Jovens e a Saúde Mental num mundo em mudanças», tema eleito pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo a Directora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Guimarães, Sónia Ramos, "a adolescência e o início da idade adulta são fases de grandes desafios, de desenvolvimento e formação pessoal únicas, nas quais ocorrem variadíssimas mudanças físicas, emocionais e sociais. Para muitos serão épocas de crescimento e amadurecimento salutar e positivo, contudo, para outros, poderão ser tempos de grande complexidade, apreensão e turbulência emocional". 

Os especialistas referem que cerca de metade dos problemas de Saúde Mental têm o seu início pelos 14 anos, mas na maioria dos casos estes não são diagnosticados e, como tal, não são tratados. O desenvolvimento de um quadro depressivo pode culminar por exemplo no suicídio, em comportamentos auto-lesivos, no uso abusivo de drogas e álcool, em comportamentos sexuais de risco, na gravidez na adolescência, em perturbações alimentares, entre outros, têm um impacto devastador no desenvolvimento saudável dos jovens.

A sessão decorre ao longo desta manhã.

quarta, 10 outubro 2018 09:54 em Saúde

Imprimir