Hospital de Guimarães certificado em formação de emergência médica


O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães foi acreditado para formação em emergência médica pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Esta certificação significa que o Hospital passa a adoPtar a metodologia formativa do INEM em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV), a validade da formação ministrada é de cinco anos.

Há vários anos que o Hospital ministra formação de SBV e SAV aos seus colaboradores, permitindo que os mesmos estejam aptos para responder com rapidez e eficiência a situações potencialmente fatais de paragem cardiorrespiratória. É reconhecido pela comunidade médica internacional que a importância de uma intervenção rápida pode fazer a diferença nestas situações. Esta formação dá ferramentas para identificar as situações potencialmente fatais, perceber a importância das compressões torácicas e ainda actuar até a chegada de ajuda diferenciada.

O Hospital de Guimarães tem uma equipa de 14 formadores, médicos e enfermeiros, que durante quatro horas (SBV) ou 16 horas (SAV) dão o conhecimento necessário para actuação adequada nas situações referidas. Uma aprendizagem de apenas quatro horas pode ajudar a salvar uma vida ou a minimizar as sequelas da paragem cardiorrespiratória. Nos últimos dois anos, o Hospital já formou cerca de 750 dos seus colaboradores em SBV e 125 em SAV.
É objectivo do Hospital formar todos os seus colaboradores, cerca de 1600, em Suporte Básico de Vida, através desta metodologia certificada pelo INEM. lê-se numa informação emitida pelo Hospital.

em Saúde

Imprimir