Hospital põe hoje em marcha Sistema de Triagem de Manchester

O Hospital Senhora da Oliveira pôs esta manhã em marcha o Sistema de Triagem de Manchester. Um plano que pretende minimizar os problemas relacionados com o atendimento e tratamento de doentes no Serviço de Urgência. O Sistema de Triagem de Manchester consiste, na prática, em prestar assistência aos doentes, não por ordem de chegada, mas pela gravidade da sua doença.
A partir de hoje, todos os doentes de todas as especialidades, incluindo crianças e grávidas, só terão acesso ao interior do Hospital Senhora da
Oliveira após elaboração da ficha clínica e passagem pelo posto de triagem.
O Sistema de Triagem de Manchester vai classificar os doentes por cores, consoante a gravidade da sua situação clínica. Aos doentes emergentes será atribuída a cor vermelha. Aos doentes muito urgentes será atribuída a cor laranja, sendo encaminhados para uma sala própria, denominada Sala de Agudos. Quanto aos doentes urgentes, será atribuída a cor amarela, pelo que terão acesso à zona de triagem médica, onde serão atendidos por ordem de chegada, pelos médicos destacados para o efeito. Aos doentes pouco urgentes será atribuída a cor verde, pelo que aguardarão na Sala de Espera, sendo atendidos na zona de triagem médica quando tiverem sido observados todos os doentes de cor amarela. O tempo alvo é de duas horas. Seguir-se-ão os doentes não urgentes. A estes será atribuída a cor azul, pelo que terão que aguardar na Sala de Espera, até que todos os outros tenham sido atendidos. O Sistema de Triagem de Manchester prevê ainda novas medidas para os doentes de cor amarela ou verde. As vítimas de acidentes com lesões significativas ou hemorragias visíveis têm acesso, imediato, à zona interna do Serviço de Urgência, onde serão tratados, por ordem de prioridade, pelas especialidades respectivas.

Marcações: Saúde

Imprimir Email