Dia Mundial do Sono assinalado pelo Hospital da Luz Guimarães com acções dirigidas a crianças e adolescentes

Neste Dia Mundial do Sono, os profissionais do Hospital da Luz Guimarães estão a realizar palestras sobre o tema em escolas do concelho e sessões de exercício físico dirigidas a crianças e adolescentes, como forma de alertar para a importância de dormir bem e de ter um estilo de vida saudável.

A iniciativa tem o apoio da Associação Portuguesa do Sono, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Gasoxmed e da Tempo Livre. As palestras decorrem junto da comunidade de alunos do 9.º ao 12.º ano da Escola Secundária Martins Sarmento, do Colégio Nossa Senhora da Conceição e do Colégio do Ave, com a participação de Maria José Guimarães, médica pneumologista do Hospital da Luz Guimarães, que irá abordar temas como a higiene do sono da criança e do adolescente e os principais distúrbios respiratórios do sono.

«Na criança e no adolescente, um mau sono pode ter consequências negativas relevantes, tais como diminuição da capacidade de atenção e dificuldades de aprendizagem. Pode até motivar comportamentos de risco nos adolescentes. Por isso, uma boa rotina de sono é fundamental para o desenvolvimento cognitivo saudável das crianças e adolescentes», explica a especialista.

Neste Dia Mundial do Sono, pretende-se igualmente consciencializar crianças e adolescentes de que a prática regular de exercício físico e em horários apropriados é um dos comportamentos para uma boa higiene do sono. Neste âmbito, às 16h00, serão realizadas duas actividades na Pista de Atletismo Gémeos Castro: uma aula de fitness e treino funcional.

Marcações: Dia Mundial do Sono, Hospital da Luz Guimarães

Imprimir Email