Hospital debate actuação em casos de Acidente Vascular Cerebral

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, está a promover a Reunião “Atuação em Casos de Acidente Vascular Cerebral” que terá lugar no próximo dia 9 de maio, com início pelas 17h00, na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães.

A Reunião é dirigida aos vários intervenientes no processo de detecção, encaminhamento e tratamento do Acidente Vascular Cerebral. O objectivo é o de extravasar as fronteiras do Hospital, contactando com aqueles que, por um lado, podem ajudar o paciente a chegar de forma mais célere ao cuidado hospitalar (permitindo o uso de terapêuticas inovadoras e intervenções disponíveis) e, por outro, ajudam a recuperar o cidadão depois da sua alta hospitalar.

“Para cumprir com o primeiro objetivo, estamos a envolver todas as corporações de bombeiros distritais e instituições comunitárias que concentram grande número de cidadãos em risco. É para eles que dirigiremos a primeira parte do programa. Na segunda parte da reunião, envolveremos todas as instituições comunitárias (IPSS, Lares, Centros de Dia, Unidades de Cuidados Continuados) e Cuidadores Informais da região que têm no seu dia-a-dia que lidar com esta problemática”, refere a propósito Pedro Guimarães Cunha, médico responsável pelo Centro Académico e de Formação do Hospital.

Para um programa multidisciplinar, a Reunião conta com a presença de profissionais de diferentes áreas e saberes, desde médicos a enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, bombeiros e psicólogos. Pretende-se incorporar o conhecimento e experiência de profissionais com reconhecido mérito e competência, que, por um lado, adicionem ao conhecimento hospitalar novas perspectivas e formas de actuação e, por outro, ajudem a comunicar a absoluta necessidade de concretizar o desígnio de tratar melhor aqueles que são acometidos por esta nosologia.

Marcações: Saúde, Hospital da Senhora da Oliveira

Imprimir Email