Hospital de Guimarães recebeu 57 alunos de Medicina

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães recebeu esta quarta-feira 57 alunos do curso de Medicina da Universidade do Minho. Este momento representa o início das aulas práticas dos alunos do terceiro ano do curso de Medicina daquela Universidade.

Desde 2004 que o Hospital acolhe alunos da Universidade do Minho, uma vez que faz parte das parcerias de ensino prático que esta estabeleceu para desenvolver o seu curso de Medicina. Esta «vertente universitária» do Hospital tem, desde então, desenvolvido e enriquecido progressivamente o seu contributo para a formação de novos médicos e demonstrando a sua idoneidade e capacidade formativa no âmbito da medicina.
Os alunos frequentarão a vertente curricular de Introdução à Medicina Clínica (IMC) que é o primeiro contacto com a prática clínica. Na ocasião, os alunos fizeram o equivalente ao «juramento hipocrático», mas em moldes actuais, comprometendo-se a observar directrizes écticas e a cumprir determinados pressupostos e regras internas do Hospital de Guimarães.

O Presidente da Escola de Medicina da Universidade, Nuno Sousa, referiu a propósito que “a Universidade do Minho tem desenvolvido uma parceria de sucesso com o Hospital de Guimarães e, por ser assim, agradeço o empenho que tem existido no acolhimento aos nossos alunos. Saliento também a importância do contributo dos profissionais do Hospital para a definição do novo plano de estudos e curricular do curso de Medicina para 2020, com novos desafios na aprendizagem da prática dos cuidados de saúde”.
Também presente na recepção aos alunos, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, Henrique Capelas, sublinhou que o curso de Medicina da Universidade do Minho “tem actualmente um prestígio nacional e internacional reconhecido”. “É, por isso, uma parceria fundamental para o Hospital. Estou certo que os alunos aqui presentes irão ser médicos de excelência. Desafio-os a adquirirem, além das competências clínicas, alguns conhecimentos no âmbito da gestão, pois também é importante que os médicos conheçam essa importante realidade além da prática clínica”.

Marcações: hospital, medicina, alunos

Imprimir Email