Actuação em casos de AVC juntou 170 intervenientes em Guimarães

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, juntou cerca de 170 participantes na reunião “Actuação em Casos de Acidente Vascular Cerebral”, que teve lugar ontem na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães. Associaram-se também à iniciativa 41 instituições do Distrito e 8 corporações de bombeiros da região. A Reunião tinha por objectivo extravasar as fronteiras do Hospital, contactando com aqueles que, por um lado, podem ajudar o paciente a chegar de forma mais célere ao cuidado hospitalar (permitindo o uso de terapêuticas inovadoras e intervenções disponíveis) e, por outro, ajudam a recuperar o cidadão depois da sua alta hospitalar.

“Foi importante falarmos sobre a questão estratégica do Hospital de Guimarães sobre o AVC. O Hospital está inserido numa região da Europa Ocidental que é aquela que tem maior incidência de AVC. Nesta região, 2 a 3 pessoas por cada 1000 habitantes têm um AVC. É uma taxa elevada e por ser assim é fundamental estarmos bem preparados para o tratamento desta patologia. É necessária também uma consciência da população para esta realidade. Por isso, foi muito importante termos juntado participantes de várias áreas de actuação no evento. Falar sobre o antes e o depois do AVC, foi de facto muito relevante. Tivemos a participação de várias corporações de bombeiros e do INEM, para sublinharmos a importância de que os doentes têm que chegar rapidamente ao Hospital, e depois fizemos a ponte com várias instituições que ajudam no acompanhamento e tratamento dos doentes após a alta hospitalar, assim como com os cuidadores informais. Ficamos a perceber quais a suas dificuldades e assim combinar estratégias para que os doentes tenham acesso ao melhor tratamento possível. Como por exemplo na reabilitação motora ou na retoma da capacidade de comunicação. Todos os envolvidos no processo de tratamento do AVC ficaram a ganhar com esta troca de informação”, sublinha a propósito Pedro Guimarães Cunha, médico responsável pelo Centro Académico e de Formação do Hospital que organizou o evento.

Na cerimónia de abertura, salienta-se ainda o anúncio de uma nova Unidade de AVC no Hospital, a concretizar durante este ano. A Reunião contou com a presença de profissionais de diferentes áreas e saberes, desde médicos a enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, bombeiros e psicólogos. Ficou também bem vincada a necessidade de actuar na prevenção desta doença, controlando factores de risco que condicionam o AVC. A adopção de estilos de vida saudável, com a realização de exercício físico adequado e uma alimentação correta, é fundamental para prevenir a hipertensão que é um dos maiores factores de risco do AVC.

Marcações: Hospital de Guimarães, AVC

Imprimir Email