Trabalho científico de clínicos do Hospital de Guimarães distinguido na Semana Digestiva

Um trabalho científico apresentado por médicos do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães foi premiado num congresso realizado em Vilamoura, no Algarve.
O referido trabalho foi "o melhor apresentado na Semana Digestiva na área da aplicabilidade de Ultrassons em Gastrenterologia”.

O trabalho tem a designação de «Monitorização da actividade inflamatória da doença de Crohn: simple sonographic sobre versus CEUS: qual utilizar?» e é da autoria de Cátia Arieira, Sara Monteiro, Francisca Dias de Castro, Joana Magalhães, Sílvia Leite, Maria João Moreira e José Cotter.

Segundo a médica Cátia Arieira, o trabalho que incluiu 30 doentes, revelou que “a ecografia de contraste com o uso do pico de intensidade prevê com maior acuidade, quando comparado com o score validado, o simple sonographic score, a actividade endoscópica ileal. Este trabalho foi muito importante na nossa prática clínica, pois aponta para que a ecografia de contraste deve ser realizada rotineiramente no dia-a-dia na avaliação e estratificação da atividade inflamatória nos utentes com doença de Crohn”.
No evento que decorreu no Centro de Congressos do Algarve – Vilamoura, o Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães apresentou 20 comunicações.


Marcações: hospital, Semana Digestiva, trabalho científico

Imprimir Email