Guimarães assinala o Dia Mundial da Diabetes



O Dia Mundial da Diabetes, que se assinala na próxima quinta-feira, será comemorado em Guimarães a partir desta segunda-feira com um conjunto de actividades de sensibilização para a problemática.
Neste primeiro do programa, pelas 21h00, realiza-se a iniciativa «Corre Corre» contra a diabetes, no âmbito da actividade física. Quarta-feira, realiza-se uma palestra alusiva ao tema «Diabetes para a comunidade», com a participação de Cristina Cunha, Assistente Hospitalar Medicina Interna do HSOG e Manuela Nogueira, Nutricionista do ACES do Alto Ave. Esta sessão decorrerá na Casa da Memória, com entrada livre.

Quinta-feira, o Dia Mundial da Diabetes, realiza-se a sessão solene, às 10h00, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira, seguindo-se uma mesa redonda para debater «Tratamento da Diabetes – Acções e Resultados» , com a participação de Joana Ferreira (Int. Formação Específica Medicina Interna HSOG), Carla Meireles Bilhoto (Assist. Graduação Hospitalar Pediatria HSOG), Alexandra Passos (Conselho Clínico do ACES do Alto Ave) e moderado por Elisa Torres (Assist. Hospitalar Graduada Medicina Interna e responsável Consulta de Diabetes HSOG)
No sábado, estão previstas acções de sensibilização no combate à diabetes, entre as 9h30 e as 13h00, no Mercadinho Biológico e Laboratório da Paisagem. No programa consta ainda Rastreios e Avaliação de Risco da Diabetes, no ACES entre as 9h00-16h30); Educabicla - Get Green (10h00-15h30), Aula de Pilates – Solinca (10h00); Aula de Desporto Sénior, Solinca (16h00) e Passeio de Bicicleta pela cidade - Get Green (17h00).

Domingo, 17 de novembro, realiza-se a «Caminhada contra a Diabetes», com partida no Largo do Toural, às 10h30.
Esta acção é desenvolvida pelo núcleo hospitalar da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Hospital da Senhora da Oliveira em coorganização com a Câmara Municipal de Guimarães, ACES do Alto Ave, Lions Guimarães e GUIMAGYM.
A Diabetes é uma doença que atinge mais de 13% da população portuguesa sendo que cerca de metade das pessoas não sabem que têm Diabetes.
A maioria dos casos podem ser prevenidos com a adoção de um estilo de vida saudável no qual se engloba uma alimentação equilibrada, exercício físico regular, entre outros.


Marcações: Dia Mundial da Diabetes

Imprimir Email